A Laguna Humantay é com certeza um dos lugares mais bonitos que fomos em nossas vidas. Fica a 4.630m de altitude aos pés da montanha Humantay.
A Laguna é formada pelo degelo das montanhas que ficam ao seu entorno e tem cores incríveis.
Para chegar ao ponto de partida da caminhada que leva até a Laguna pegamos a van às 4:00 h da manhã percorremos cerca de 100 km de estrada asfaltada até o povoado de Mollepata e de lá seguimos mais 25 km por terra até Soraypampa onde se inicia a trilha. No meio desse trajeto paramos para o café da manhã. O passeio para conhecer o local saindo de Cusco custa cerca de U$40 e inclui transporte, guia, café da manhã e almoço.

A caminhada se inicia a 3900 m de altitude e termina a 4200 m na margem do lago. O percurso de ida e volta tem 7 km e leva cerca de 1h40 para ir e um pouco menos para descer. Você pode optar por fazer uma parte do trajeto a cavalo por 70 Soles, nós subimos caminhando.
No início do caminho passamos por várias opções de hospedagem onde normalmente ficam os turistas que vão fazer a trilha Salkantay, trajeto de 4 ou 5 dias pela trilha Inca que leva até Machu Picchu.

A caminhada até a Laguna foi com certeza a mais puxada que fizemos em nossa viagem ao Peru, um terço do trajeto de ida é de muita subida e tem muitas pedras soltas. É muito importante levar água, e se prevenir contra o mal da altitude. Levamos chá de coca, água florida e folhas de coca (falaremos sobre o mal da altitude em outro post!).
Durante a subida fizemos pequenas paradas para descansar e apreciar a paisagem. Fomos uns dos primeiros a chegar na Laguna e tivemos o privilégio de curtir alguns minutos com poucas pessoas no local.

Com toda certeza esse local ficou guardado em nossos corações, primeiramente por conta da beleza do lugar e segundo por conta da superação na trilha.

Acesse nossos outros posts sobre o Peru:
Por aí “sem” Barraca no Peru – Parte 1 Cusco
Por aí “sem” Barraca no Peru – Parte 2 Vale Sagrado
Onde comer em Cusco e no Vale Sagrado
Por aí “sem” Barraca no Peru – Parte 3, Montanha Colorida

Para mais informações sobre este passeio entre em contato com a  Exploring Peru Tours

Share This