Saindo de Nobres MT dia 29 de setembro de 2021 ainda tínhamos 3 dias de férias e aproveitamos para conhecer um pedacinho da Chapada dos Guimarães. Carro carregado, seguimos para a Chapada onde ficamos acampados no Camping Refugio da Siriema, o espaço de camping é inteiro gramado, possui uma cozinha comunitária e banheiro feminino e masculino, além de toda alegria, simpatia e sabedoria do Sr. Nilton proprietário do local.

Barraca montada vamos procurar informações do que fazer na cidade, aproveitamos para dar uma volta e conhecer o centrinho. Optamos então por um pacote econômico, onde buscaríamos local para conhecer que não precisasse de guia, apenas pagaríamos as entradas dos atrativos.
Dia seguinte, pé na estrada, nosso roteiro foi:

Cachoeira da Geladeira – Entrada $10,00 por pessoa – 600 metros de trilha
Cachoeira do Marimbondo – Entrada $10,00 por pessoa – 300 metros de trilha
Cachoeira Véu de Noiva, cartão postal da cidade, fica dentro do Parque Nacional um lugar muito lindo para contemplação, mas triste realidade, pouquíssima água – Entrada Gratuita – Distância 1200 metros ida e volta
Complexo Turístico da Salgadeira – Lindaaaaaaa – Entrada $15,00 o carro
O complexo além da cachoeira tem caminhos que te levam para quiosques, restaurante, banheiro, tudo muito bem cuidado.

Voltando para o Camping vimos do ladinho da estrada a Casa do Mel, ela chama atenção pela fachada e tem produtos maravilhosos feito ali mesmo no apiário.

Por do sol no Mirante Alto do Céu – Entrada $20,00 por pessoa
O único Mirante que tem a vista completa para Cuiabá, onde se pode visualizar toda baixada cuiabana, e diversas cidades como Barâo de Melgaço, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Acorisal.Vê-se o pantanal, rio Cuiabá serpenteando na baixada e a Serra de São Vicente.
E pra fechar o dia com chave de ouro fomos conhecer a Cervejaria Xaraés , cervejaria artesanal da Chapada que produz 6 tipos de cervejas, red ale, premium lager, ipa, hop lager, low carb e american lager. Provamos algumas e outras levamos para o acampamento. Como bom cervejeiros podemos garantir que a cerveja é maravilhosa.
Dia seguinte, café da manhã e partiu turistar, afinal é nosso ultimo dia de Chapada dos Guimarães.
Nossa primeira tentativa foi encontrar um local que nos disseram que se chama Prainha do cambará Amarelo que possui aguas cristalinas, ótimo para banhar e não paga nada. A entrada fica em frente o complexo da Salgadeira em uma porteira que fica aberta.
Na prainha conhecemos um pessoal que seguindo a trilha mais pra frente nos apresentou o Poço do amor, um poço delicioso de aguas cristalinas, delicioso para passar horas.
Próxima parada Balneário e Estância Fenix – Entrada: $30,00 o carro, águas cristalinas e possui restaurante no local.
Na Chapada tem muitos destes balneários.
Fim do dia curtimos o por do sol no Morro dos Ventos – Entrada $30,00 o caro.
Sem dúvida uma das mais belas vistas que a Chapada oferece.
Pra comemorar e nos despedir em grande estilo deste lugar encantador fomos jantar no Restaurante Osteria , o restaurante oferece uma grande variedade de pratos e petiscos que agradam os mais diversos paladares e tudo o que provamos estava divino.
Mas a noite não acabou antes da sobremesa, rsrsrsrs, então fomos conhecer a Villa do Chocolate, onde nos deliciamos com um Gran Gateau de comer rezando.
Bom pessoal, este foi nosso rolê incrível que começou em Nobres MT e terminou aqui na Chapada. Só temos agradecer por dias maravilhosos e pegar o voo de volta pra casa.