Todo ano no mês de abril nós fazemos uma viagem para comemorar a data do nosso casamento. Nesse ano de 2021 completamos 10 anos de casados e 17 anos que estamos juntos e a viagem tinha que ser especial.
Escolhemos o Paraíso Tropical – Apartamentos e Camping em Bombinhas SC. Esse camping e a cidade de Bombinhas tem um significado muito importante pra gente porque ficamos lá em nossa primeira passagem pelo Sul em 2014, um ano antes de o por aí de barraca “nascer”.
Juntamos nossas tralhas, carregamos nosso carro e encaramos os quase 1000km em 11h e 30 min de viagem rumo a Bombinhas.
Chegamos, fizemos nosso check in e fomos escolher nosso módulo. A área de camping é toda arborizada e dividida em módulos e cada módulo tem uma medida. Você pode escolher seu módulo já na reserva através do mapa que tem no site. Cada módulo possui espaço para a barraca e para o carro. Os pontos de energia e Tv ficam logo atrás de cada módulo. Montamos nosso acampamento e fomos passear pelo camping.



Como estamos na baixa temporada, o pessoal do camping nos autorizou a utilizar dois módulos e montamos nosso gazebo para ficar com nossa própria cozinha.
Nossa estratégia na maioria das vezes que viajamos é aproveitar a manhã para fazer passeios e a parte da tarde para curtir no camping ou na praia. Ficamos uma semana em Bombinhas e como sempre aproveitamos para visitar o máximo de atrativos possíveis.

Praia da Tainha
A Praia da Tainha é sem sombra de dúvidas a que mais gostamos em Bombinhas. O acesso é feito por uma estrada de terra partindo da Praia da Conceição e atravessar o morro seguindo as placas que levam até a praia. A Praia tem esse nome porque é um tradicional ponto de cerco durante a temporada da Tainha.
Voltando da Praia da Tainha, no alto do morro, existem vários mirantes de onde pode-se comtemplar o pôr do sol!


Praia do Mariscal e Prainha do Mariscal
A Praia do Mariscal tem cerca de 4km de extensão e é a mais extensa de Bombinhas. No seu canto esquerdo (olhando para o mar) separada por algumas pedras, fica a Prainha do Mariscal. Alguns restaurantes mantém garçons que fazem o atendimento e levam o pedido na areia.



Praia de Quatro Ilhas
A Praia de Quatro Ilhas foi eleita recentemente como a segunda praia mais bonita do litoral de SC. É muito procurada por surfistas e tem esse nome porque de lá pode-se avistar a Ilha do Macuco, a Ilha da Galés, a Ilha deserta e a Ilha do Arvoredo. O dia que fomos estava meio nublado.

Praia do Retiro dos Padres ou Praia do Ingleses
Essa praia tem cerca de 260m de extensão e é muito linda. Ficou conhecida como Praia do Ingleses na metade do século XIX quando um navio Inglês ficou avariado no local e em 1967 passou a ser chamada de Praia do Retiro dos Padres quando os Padres Salesianos de Itajaí construíram um local para ser utilizados como retiro.


Praia da Lagoinha, do Embrulho e Prainha
Localizada no Costão direito da Praia de Bombinhas, essas pequenas praias confundem-se pois ficam quase que emendadas.

Seguindo a indicação dos locais, fomos até a vizinha Porto Belo onde conhecemos a Praia do Estaleiro, a Praia do Caixadaço e a Praia do Araça.


Entramos em contato com o Cacau que é o responsável pela Casa do Turista de Bombinhas e ele nos convidou para fazer alguns passeios. A Casa do Turista é uma agência de turismo que tem lojas em Bombas, Bombinhas e Balneário Camboriú e oferece diversos passeios como o Safari pelas Praias de Bombinhas, o Adventure 4×4, Trilhas pelas Praias desertas, o Aqua Aventura, passeios de escuna, entre outros.
Nós fomos conhecer a Casa do Turista de Bombinhas e tivemos a oportunidade de fazer o Adventure 4×4 e o Aqua Aventura e amamos. Os guias Moacir e Samuel que nos acompanharam nos passeios foram extremamente atenciosos os nos brindaram com muita informação e lugares maravilhosos.
Em nosso passeio Adventure 4×4 fomos guiados pelo Moacir que é nascido em Bombinhas e nos contou diversos “causos” da cidade e região. Ele foi nos buscar no porta do Camping logo as 8h. Nós acabamos não seguindo exatamente o trajeto padrão do passeio porque já conhecíamos algumas das paradas, mas fizemos um trajeto adaptado com paradas em lugares muito legais e com explicações que engrandeceram a atividade. Gratidão Moacir!

Praia da Sepultura
A Praia da Sepultura tem menos de 100m de extensão e é uma das mais famosas e procuradas de Bombinhas. Suas águas claras são um convite para a prática das diversas formas de mergulho. A Praia começou a ser chamada por esse nome porque pela suposta sepultura de um escravo que teria sido
morto após uma briga em 1840.


Mirante do Mariscal
Do Mirante do Mariscal pode-se observar toda a extensão da praia que leva o mesmo nome. O lugar pede a parada para uma bela foto.



Mirante Eco 360º
O Mirante fica no alto do morro que leva até a Praia da Tainha. Além de vistas de tirar o fôlego, o lugar oferece outros atrativos como o museu que conta um pouco da história do local e guarda algumas amostras das espécies que compõem a fauna da região e também reúnem amostras de utensílios utilizados na pesca da tainha e objetos encontrados em naufrágios ocorridos na região. Alguns equipamentos utilizados pela Marinha Brasileira na segunda guerra podem ser apreciados no local também.



Para chegar ao ponto mais alto do mirante que também é o mais alto de Bombinhas, deve-se fazer uma trilha super tranquila de cerca de 200m.


Praia de Zimbros e Costeira de Zimbros
A Praia de Zimbros tem cerca de 2km de extensão, mar calmo e é ponto de encontro dos pescadores da região.


Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição
Inaugurada em 1928, a Capela foi construída no morro que separa Bombas de Bombinhas. O Moacir nos contou que algum tempo após a sua inauguração, na década de 30, a capela foi atingida por um raio que fora atraído pela cruz que era feita de metal. A Capela foi restaurada e após 40 anos foi atingida novamente por um raio em 1970. O local ficou esquecido até o início dos anos 2000 quando a iniciativa privada restaurou o espaço que foi reinaugurado em 2005 e agora tem uma cruz de madeira.


Atividade Aqua Ventura
Aqua Ventura é o nome da atividade de mergulho de snorkeling realizada pela Casa do Turista na Praia da Sepultura. Nosso guia no passeio foi o Samuel que está se formando em Biologia e deu um show nas informações e nas imagens. Antes de fazer o mergulho fomos passear pelas trilhas da Sepultura. As trilhas levam a lugares com vistas deslumbrantes e também a uma piscina natural que vimos de longe apenas, porque seu acesso está proibido.


Voltamos da trilha e nos equipamos para o mergulho de snorkeling. A Casa do Turista fornece os equipamentos (snorkeling, nadadeiras e coletes) devidamente esterilizados. O mergulho é realizado em águas rasas e durante o passeio pudemos observar o movimento e a diversidade da vida marinha naquele local.
Logo que saímos do mar fomos convidados pelo pessoal do Ohana Beach Bar para provar um Moskow Mule Tropical e uma porção de “Maria Luiza” que estavam sensacionais! Ah, nos contaram que Maria Luiza é o nome de um peixinho que é pescado junto com o camarão e geralmente acaba sendo descartado porque tem muito espinho, mas no Ohana eles fazem o filé que fica totalmente sem espinhos e bem sequinho. Amamos!!!


E assim fechamos nossa viagem de 10 anos de casamento e 41 anos do Lelis com o sentimento de agradecimento por todo este pessoal que fez destes dias inesquecíveis. Gratidão galera, pode ter certeza que voltaremos.