No dia 25 de dezembro desmontamos acampamento em Taipu de Fora e seguimos viagem rumo a Itacaré. Dessa vez a viagem foi curta e depois de duas horas já estávamos na companhia do nosso amigo Brunão (instagram: @brunomelato ) que nos recebeu em sua casa, o Itacaré Wild Camp. Esse lugar tem uma história muito massa e vou tentar resumir aqui… O Brunão, junto de outras sete pessoas, compraram um terreno de 25mil m² em Jeribucaçu (Itacaré) e estão criando um tipo de Eco Vila. Algumas pessoas que moram no Sítio Bom Sossego, já estão a algum tempo morando em barracas e vivendo de forma bastante peculiar para os dias atuais.
A ideia do Itacaré Wild Camp foi do Brunão e nasceu da vontade de receber pessoas que querem ter uma vivência diferenciada passando uns dias em contato com a natureza. A proposta é oferecer uma estrutura bem básica (banheiro e um ponto de energia elétrica) e dar todo apoio possível no que for necessário.



O Brunão é guia turístico e coube a ele e responsabilidade de nos levar para passear pela região e logo depois de montar acampamento ele nos levou para fazer um rápido city tour no centro e pelas praias que ficam bem próximas da cidade.

Praia da Ribeira
A Ribeira é uma praia com larga faixa de areia e águas calmas e por isso é bastante procurada por famílias com crianças. Possui estacionamento próximo e várias cabanas servindo bebidas e porções.

Praia do Costa
Fica a 1km da cidade entre a Praia do Ribeira e a Praia da Tiririca, é pequenina e cercada por pedras e coqueiros. Possui fortes correntezas e por isso não tem quiosques e poucos banhistas frequentam essa praia. 



Praia da Tiririca
A Praia da Tiririca é cercada por costões e é considerada o point do surf em Itacaré. Tem algumas pousada e cabanas que servem bebidas e petiscos. Conta também com uma pista de skate que fica no alto da praia.



Praia do Resende
A Praia do Resende tem uma das enseadas mais tranquilas de Itacaré e durante a maré baixa formam-se pequenas piscinas naturais entre as pedras. O acesso a praia é feito por uma pequena trilha que sai da rua principal.



Antes de voltar ao camping, paramos para ver o maravilhoso por do sol na Ponta do Xaréu.



Nós ficamos de 25 até 29 de dezembro de 2020 acampados em Itacaré e como sempre procuramos conhecer o máximo de lugares possíveis.
Rodamos 30km até Serra Grande onde conhecemos a Praia Pé de Serra e a Praia da Barra do Sargi

Praia Pé de Serra
A Pé de Serra fica localizada na pequena cidade de Serra Grande, a 30km de Itacaré. Possui poucas opções de cabanas e o mar é raso e calmo. Nós fomos em um dia que começou nublado e a praia estava praticamente vazia. Fizemos até um churrasco e ficamos até o anoitecer curtindo uma lua incrível!

Praia do Sargi
A Praia do Sargi possui cerca de 4,5 km de extensão e tem muitas opções de casas para locação e pousadas. Possui boa infraestrutura de cabanas que servem bebidas, poções e pratos típicos da região. Muito boa pra quem procura sossego.


Um dos rolês que mais curtimos foi a Trilha das 4 Praias de Itacaré que parte da Praia de Engenhoca, passando pela Praia do Havaizinho, Praia Camboinha (ou Gamboa) e termina em Itacarezinho. As trilhas levam entre 15 e 20 minutos entre cada praia e você pode tirar o tempo que quiser para aproveitar o mar e as lindas paisagens. Fomos de carro por cerca de 14km até chegar na entrada da Engenhoca onde deixamos o carro estacionado.

Praia da Engenhoca
A trilha para a Engenhoca inicia-se em um pequeno portal e é bem demarcada e de fácil acesso. A Praia da Engenhoca é muito bonita, tem areia firme e uma pequena cabana que serve bebidas e porções.

Praia do Havaizinho
O acesso ao Havaizinho é feito voltando pela trilha de acesso da Engenhoca e entrando a esquerda na primeira bifurcação. Dali são cerca de 10 minutos até a Praia do Havaizinho  que fica escondida por entre rochas, matas e coqueiros. Conta com barracas que servem bebidas, porções e almoço.



Praia da Gamboa ou Camboinha
Seguindo a trilha do lado direito da Praia do Havaizinho por 10 minutos, chega-se a praia da Gamboa que é a terceira praia da Trilha das Quatro Praias, que fica entre a Praia Havaizinho e Itacarezinho, ela é pequena e cercada por vegetação.

Praia de Itacarezinho
A trilha até Itacarezinho inicia-se do lado direito da Praia da Gamboa. O Início da trilha é um pouco puxado ja que fica exposta ao sol e conta com uma subida um pouco íngreme. Passando esse trecho a trilha é tranquila. A subida da Praia de Itacarezinho até a BR é bem puxada!

O último passeio que fizemos foi para conhecer as Praias que ficam mais próximas do Itacaré Wild Camp e nós queríamos ficar lá pra sempre! kkkkkkkk
O início da trilha que leva até a Praia da Arruda e a Praia de Jeribucaçu fica a cerca de 10 km do centro de Itacaré e 2km saindo do Itacaré Wild Camp. Nós saímos do Camping e seguimos pela estrada de terra até a fazenda onde fica o estacionamento, a Trilha do estacionamento até a Praia da Arruda leva cerca de 20minutos.

Praia da Arruda
A Praia da Arruda é maravilhosa e praticamente deserta pois não tem nenhum tipo de comércio. Nós ficamos impressionados com a beleza das piscinas naturais que forma durante a maré baixa e convidam para um banho em suas águas quentes e cheias de peixinhos.

Praia Sem Nome
Pegamos a trilha que leva da Arruda até a Praia de Jeribucaçu e no meio do caminho da trilha de cerca de 20 minutos, encontramos uma pequenina praia, a praia da pedras ou Raquelis Beach (já que não tem nome nós colocamos, rsrsrrs).

Praia de Jeribucaçu
A Praia de Jeribucaçu é uma das mais isoladas de Itacaré e mesmo assim possui cabanas que servem bebidas, porções e almoço. Na maré alta o mar emenda com o rio cobrindo a extensa faixa de areia e obrigando os banhistas a se retirarem.

Nossa passagem por Itacaré foi muito marcante e especial em nossas vidas. Conhecer o Itacaré Wild Camp e vivenciar um pouco da realidade que vivem por ali foi uma experiência muito enriquecedora. É claro que conhecer as Praias e os atrativos naturais também foi incrível, mas entender que é possível viver em outro tempo e com outras aspirações mexeu com a gente. Brunão gratidão pela oportunidade meu Irmão!

Desmontamos nosso acampamento em Itacaré e pegamos a estrada para o Camping Aldeia Xandó em Caraíva…

Continua no próximo post!

Assista ao vídeo dessa e de outras aventuras em nosso canal no YouTube.