Amamos praia por demais! E desta vez nossa acampada foi para conhecer a cidade de Paraty-RJ e as praias de Trindade-RJ.
O camping escolhido foi o Camping Portal de Paraty que conta com localização privilegiada, a cerca de 800 metros do centro histórico e do cais do porto. Contamos com a companhia dos amigos mineiros, o Júlio e da Laura que decidiram de última hora que nos encontrariam por lá e também ficariam acampados.
Chegamos na sexta no finalzinho da tarde, montamos acampamento, jantamos e dormimos cedo.

No sábado acordamos bem cedinho, passeamos pelo camping e fomos conhecer o centro histórico de Paraty.

O trajeto que leva até o centro histórico tem muitas agências que oferecem passeios de escuna, jeep, bike, kayak, trekking entre outros.

Aproveitamos para fazer um passeio de escuna que valeu demais a pena! O passeio tem duração de 5h e faz 4 paradas de cerca de 40 minutos. Fizemos um roteiro que incluía: Ilha Comprida, Praia do Saco da Velha, Lagoa Azul e Praia da Lula. Demos sorte de pegar uma escuna com poucas pessoas e boa música, assim nosso passeio foi muito tranquilo.

O passeio é cercado de lindas paisagens!

A região da Ilha Comprida é conhecida como aquário natural e tivemos a oportunidade de nadar na companhia de alguns peixinhos. A Ilha é uma propriedade particular e não é permitido desembarcar.

 

Praia do Saco da Velha

Além de linda, a praia conta com uma pequena gruta que fomos conhecer.

Lagoa Azul

A parada da Lagoa Azul foi estratégica! Almoçamos enquanto curtimos o visual.

 Praia da Lula

Maravilhosa com apenas 100m de extensão, areia amarela e águas esverdeadas.

No jantar preparamos um churrasco junto com o Júlio e a Laura, aliás, eles levaram tanta carne que fizemos churrasco por 3 noites seguidas!

Domingão acordamos e mesmo com o tempo nublado partimos para Trindade onde encontraríamos com a Clícia, o Glãimir e o Mizinho* (que estavam em Guaratinguetá acompanhando o jogo que deu o Título da série B do Paulistão para a AFE!) e desceram até Paraty para nos visitar! O Camping fica a 25Km da Vila de Trindade. Na Vila tem várias opções de lanchonetes, restaurantes e lojas de artesanato. O que também nos chamou a atenção foi a quantidade de campings que existe por lá. Toda casa que tenha um terreno com bom tamanho tem lá uma placa escrito camping!

Nesse dia ficamos curtindo na Praia do Meio e voltamos a tempo de assistir o meu Timão ficar fora das finais do Paulistão. A noite voltamos ao centro histórico. São muitos bares, restaurantes, lojas, artistas de rua com apresentações musicais e teatrais e tem também os Índios com seus artesanatos.

Segunda-feira ensolarada e então voltamos a Trindade para aproveitar o último dia da nossa viagem e conhecer algumas outras praias. Praia de Fora, Praia dos Ranchos, Praia do Caixa d’aço e a Trilha que leva a Piscina Natural do Caixa d’aço.

 

Como sempre, ficamos com gostinho de quero mais e pretendemos voltar outras vezes para Paraty e fazer outros passeios.

Texto: Thiago Lelis. Fotos: Raquel Martins e Thiago Lelis.