Já fazia um tempão que estávamos afim de conhecer a parte alta da Serra da Canastra e matamos nossa vontade no final de semana! Ficamos acampados no Camping Praia da Crioula na cidade de Vargem Bonita (MG). O Camping é banhado pelo Rio São Francisco e fica a cerca de 35 Km da Portaria 01 que da acesso a parte alta e a 18km da Portaria 04 que da acesso a parte baixa da Casca D´anta. A área de camping é bem grande com cerca de 10.000m2 de área gramada cercada por mata nativa. Abriga centenas de espécies de pássaros e conta com trilhas que levam até o mirante, a praia e a cachoeira. Possui também apartamentos e restaurante.

A manhã de sábado veio bem fria e com muita neblina como já era esperado. Tomamos café da manhã e partimos rumo a Portaria 01 na cidade de São Roque de Minas. O acesso é feito por uma estrada de terra bem ímgreme e bastante esburacada e com muitas pedras soltas. Nosso carro não tem tração 4×4 porém é um pouco alto e não tivemos grandes dificuldades para chegar ao Parque e passear por lá. O percurso dentro dele deve ser feito sem nenhuma pressa e com muita atenção.

Nascente do Rio São Francisco
A nascente fica em um lindo vale a 1300 metros de altitude e a 6 km da portaria 1. Logo na chegada fomos recepcionados por um bando de pássaros esfomeados que se não tomar cuidado é perigoso pisar em um deles. Acostumados com os turistas que dão algum alimento para eles nessa parada eles ficam desesperados esperando algo. Tínhamos um pão no carro e logo que pegamos eles vinham até na mão para bicar um pedacinho.
A trilha até a nascente é bem curtinha e na chegada existe uma estatua de São Francisco com sua oração.

 

Curral de Pedras
As pedras constituem um imenso e bem preservado curral de formas arredondadas e com dois ambientes, construído para manejo do gado. Realmente bem impressionante e lindo o local.


Cachoeira Rolinhos e Cachoeira Rasga Canga
A parada do carro fica em um campo onde seguindo pela trilha na lateral esquerda te leva a uma pequena queda que é a cachoeira de Rasga Canga rodeada por muitas piscinas naturais. Seguindo em frente chegará na cachoeira Rolinhos.


Parte alta da Casca D’anta
Realmente um dos locais mais lindos que visitamos, há o cânion que o rio São Francisco forma para descer a serra, 14 km após a nascente. Tem uma incrível sequencia de cachoeiras e piscinas naturais. A cachoeira localizado em cima da Casca D’anta é incrivelmente maravilhosa, passamos um bom tempo contemplando e fazendo mil fotos daquela maravilha.
Uma trilha em meio a mata te leva até o mirante de onde é possível avistar parte da queda principal e todo curso do Rio São Francisco. O desnível superior a 300 metros proporciona uma das mais lindas vistas panorâmicas da região.

Em nosso passeio fomos presenteados com alguns animais que literalmente cruzaram nosso caminho. Primeiro foi a família de veados logo após a nascente que passeava tranquilamente em meio o cerrado. Depois os gaviões Carcará que parecem ser modelos para fotos e por fim na volta para o camping um Tamanduá Bandeira maravilhoso cruzou a estrada bem em frente ao nosso carro. Vimos também a Avestruz que passeava calmamente pelos campos, o do pássaro preto com topete, uma cobra e um lagarto sem pernas (que parece uma cobra)!

Na estrada de volta a 5km de São Roque de Minas, paramos para e conhecer o Capão Forro. A propriedade tem 5 cachoeiras e pagando R$10,00 você pode passar o dia visitando o local.

Voltamos para o camping cansados e vislumbrados com tudo que vimos!
No domingo acordamos cedinho, desmontamos acampamento e fomos passear pelas trilhas do camping.


Assim foi nossa aventura pela Serra da Canastra, cheia de belas surpresas, cachoeiras e paisagens maravilhosas!
Vem com a gente Por aí de Barraca.