Ilhabela é um dos únicos municípios-arquipélagos marinhos brasileiros e fica localizado no litoral norte de São Paulo. A Ilha possui um território de 348 km2, tem cerca de 30 mil habitantes, 36 km de praias e 360 cachoeiras registradas!
Ficamos acampados por 4 dias na Ilha e pudemos visitar algumas praias e conhecer excelentes restaurantes!

Acampados no Caravela Camping que fica localizado na Av. Cel Jose Vicente de Faria Lima, 1243, está próximo a praia do Perequê e permite fácil acesso tanto ao norte como ao sul da Ilha, fica a 1 km do centro comercial ou da praia, a 3 km do cais da balsa e a 5,5 km da vila. A área de camping é toda gramada, bem ao lado das corredeiras e possui pontos de energia 220v. Possui 5 chuveiros quentes, 5 sanitários de uso misto e pias e espelhos externos. Tem tanques e mesas na sombra das árvores. Em breve construirão uma cozinha comunitária coberta!
Possui estrutura de lazer completa com piscina de pedras e água natural, campinho de futebol e rede de vôlei, atendimento trilíngue, massagens relaxantes e terapêuticas, snack bar e serviço de piscina. O restaurante é completo serve desde o café da manhã até o jantar e abre para o publico das 12:00h as 22:00h servindo pratos individuais e também comida mexicana. Tudo uma delícia!
Tem opção de diárias com meia pensão e pensão completa.
Possui barracas e colchões para locação e também kits com roupa de cama e banho.
Tudo é muito bem cuidado e o atendimento impecável.

Praias do Norte

Praia do Jabaquara
É a última com acesso por carro, fica 18km da balsa e é cercada por muita mata. Para chegar a praia é necessário pagar estacionamento (R$10,00) ou deixar o carro na estrada de terra e descer a pé. A praia é linda e tem 500 metros de extensão, tem 2 quiosques que vendem porções e bebidas. Foi onde mais sentimos a presença dos borrachudos! Ficamos cerca de 45 minutos apenas por causa deles!

Praia Pacuíba
Fica a 17km da balsa entre as praias da Armação e Jabaquara. O acesso é feito por trilha. É pequena, tem um belo gramado e a cobertura de várias árvores o que dispensa o uso do guarda sol.

Praia da Armação
Com 650 metros de extensão, a Praia da Armação é um dos melhores locais para a prática de esportes de vela, como o windsurfe e kitesurfe. A praia abriga barcos de pescadores e do lado esquerdo da areia, há uma trilha que leva a uma calçada que vai até a Praia do Pinto.

Praia do Pinto
A Praia do Pinto é uma das mais tranquilas de Ilhabela, tem cerca de 400 metros de extensão e muita sombra! O acesso é feito por uma viela aberta aos visitantes em um condomínio de alto padrão ou pela Praia da Armação utilizando a calçada que foi construída sobre o costão e une as duas praias. O píer que fica nesta calçada é um convite a um mergulho!


Praia de Garapocaia (Praia da Pedra do Sino)
Localizada a 11km da balsa, fica entre as praias da Siriúba e do Pinto. É mais conhecida como Praia da Pedra do Sino, conta com boa estrutura de quiosques e mar calmo, ideal para famílias. Uma das atrações da praia, são as pedras que quando são batidas, emitem um som metálico bem semelhante ao de um sino.

Praia da Siriúba
Localizada a 10km da balsa, a praia tem fácil acesso e cerca de 550 metros de extensão. Possui infraestrutura com bares. É um dos principais picos dos praticantes de kitesurfe nos dias de vento forte!

Praia do Viana
A praia fica localizada a 9,5km da balsa e tem fácil acesso pela estrada. É roteiro ideal para famílias com crianças e pessoas da terceira idade já que é bem plana e não tem correnteza forte. Abriga um dos mais tradicionais Restaurantes da Ilha o Viana Praia Ilhabela.

Praia do Barreiros
Localizada a 7,5km da balsa a praia é bem tranquila e também frequentada por famílias e praticantes de esportes náuticos.

Praia do Saco da Capela
Fica a 5,5km da balsa e a apenas 1km da Vila (Centro Histórico de Ilhabela). A praia abriga veleiros e lanchas que ficam ancoradas na marina. Possui diversos quiosques que servem porções e bebidas.

Praia do Perequê
A Praia do Perequê fica na região central da Ilha a 2km da balsa. É um dos principais points da ilha para prática de esportes aquáticos. Tem ótima estrutura de bares e restaurantes.


Praias do Sul

Ilha das Cabras e Praia das Pedras Miúdas
Fica logo no início do lado Sul da ilha, em frente a Praia das Pedras Miúdas. É sem dúvida um dos pontos mais visitados da ilha. É a favorita dos mergulhadores amadores por ser Santuário Ecológico Submarino, protegido por lei da caça e pesca submarina desde 1992 e abrigar as mais variadas espécies de peixes ornamentais e outros habitantes marinhos.

A Praia das pedras miúdas É a primeira praia acessada no sentido Sul, a 2km da balsa. Uma das mais frequentadas pelos turistas e é mais conhecida por conta da Ilha das Cabras que fica a sua frente. Tem boa estrutura de bares e restaurantes e diversas empresas que oferecem mergulhos e passeios de caiaque.


Praia da Feiticeira
A cerca de 6km da balsa, e uma das praias mais famosas da ilha. Tem 250 metros de extensão e areia grossa. Muito procurada por famílias e possui 2 quiosques que servem bebidas e porções.


Praia do Veloso
A Praia do Veloso fica a aproximadamente 9km da balsa e é a última que pode ser acessada de carro no lado Sul da ilha. São cerca de 200 metros de areia com águas tranquilas. Muito frequentada pelos moradores da ilha.

Passeio para a Praia de Castelhanos
O principal acesso a Castelhanos é feito por uma estrada de 22km que corta a ilha de Oeste a Lesta por meio a Mata Atlântica do Parque Estadual de Ilhabela e só veículos 4×4, motos e bicicletas são permitidos. Pode-se também fazer a trilha a pé! Nós fizemos o passeio de 4×4 com a Agência Ilhabela Jeep Tour.
O passeio começa por volta das 10:00h e tem retorno previsto para as 17h30. Estão inclusos no roteiro, visitação a Cachoeira do Gato e estada na Praia de Castelhanos. A trilha até a cachoeira tem cerca de 4km ida e volta e a cachoeira é maravilhosa. Nós demos azar e quando retornamos a praia o tempo estava nublado, mas o passeio vale muito a pena e o Arnaldo que foi nosso guia é extremamente responsável e atencioso! Ótimo profissional!

Onde Comer?
Além de Ilhabela ter essas praias maravilhosos, encontramos inúmeras opções de deliciosos restaurantes. Aqui estão os top restaurantes que conhecemos na Ilha.

Restaurante Nova Iorqui

Desde 2000 que o Bar e Restaurante Nova Iorqui cultiva uma gastronomia onde mistura os segredos da culinária caiçara com os detalhes e sofisticação do estilo mediterrâneo, explorando e tirando dos frutos do mar o máximo em sabores e aromas agradáveis. Está localizado na Av. Gov. Mario Covas Jr, 18322 em Ilhabela – SP, Lado Sul de Ilhabela, exatamente no final do asfalto.


Restaurante Portinho

O local certo para deliciar massas e molhos artesanais, além de antepastos e vinhos, em casinha rústica e acolhedora com varanda e flores.
Endereço: Av. Pedro de Paula Moraes, 749 – Saco da Capela, Ilhabela – SP, 11630-000


Gaudí Restaurante

Os deliciosos pratos fartos de peixes e frutos do mar, vinhos e drinques variados, em clima tranquilo à beira-mar. Aqui sem dúvidas provamos a melhor paella.
Está localizado na Av. Princesa Isabel, 750 – Perequê, Ilhabela – SP, 11630-000


Hamzburguer

O melhor hamburguer artesanal de Ilhabela você vai encontrar aqui. Está localizado na Rua armando da silva pinto.

Viana Praia e Restaurante

Sem duvida a melhor casquinha de camarão está aqui na praia do Viana. O Viana Restaurante tem o pé-na-areia: um confortável Bar na Praia, cercado de coqueiros, árvores, praia de águas muito calmas, limpas e transparentes.

Esse foi nosso rolê por Ilhabela!
Vem com a gente Por aí de Barraca! Curta nossa página no facebook e siga-nos no instagram.