Já fazia um tempão que queríamos voltar para a Serra da Canastra e dessa vez fomos convidados pela Agência de Ecoturismo Brasil Fora da Estrada para participar de uma expedição 4×4. Nossa expedição aconteceu de 16 a 19 de janeiro de 2020. O passeio foi incrível, passou pelos mais importantes pontos da Serra da Canastra e mesclou trilhas leves e moderadas, lindas paisagens, várias cachoeiras e muito contato com a natureza.
Nosso grupo ficou hospedado na Pousada Chalés da Canastra no município de Vargem Bonita MG. A pousada está se preparando para receber barracas e nós fomos os primeiros a acampar por lá. Com localização privilegiada, distante 3,5 km de Vargem Bonita e 8 km de São Roque de Minas, entre a parte alta e a parte baixa do Parque Nacional da Serra da Canastra e próxima a cachoeiras maravilhosas e rodeada por natureza exuberante. Nós chegamos antes do início da programação dos passeios e aproveitamos para fazer um passeio a pé até o Rio São Francisco que fica bem pertinho da pousada.

Nosso roteiro foi minuciosamente preparado pela Brasil Fora de Estrada que nos acompanhou em todos os instantes da expedição nos guiando e passando todas as instruções necessárias para realizarmos os passeios. Nosso grupo foi formado por pessoas incríveis com as quais fizemos amizades que com certeza levaremos para a vida toda. Foi tudo perfeito.

Nossa expedição foi assim:
Dia 1 – Trilha para Cachoeira da Chinela, Café Colonial no Sabores da Canastra Café e confraternização no Garimpub.

Cachoeira da Chinela
A cachoeira fica em uma propriedade privada e o acesso é feito por uma trilha curta e com muita sombra. A cachoeira é linda e seu poço de água cristalina convida para um refrescante mergulho.

Sabores da Canastra Café
No Sabores da Canastra Café encontramos diversas opções de comes e bebes e também muita coisa legal pra levar pra casa como doces caseiros, camisetas e outras lembranças da Canastra. O café colonial servido para nosso grupo estava impecável e delicioso.

Garimpub
O Garimpub serve diversas opções de porções e pizzas e a cerveja é bem gelada! O espaço tem vários ambientes e a decoração chama atenção.

Dia 2 – Entrada na Portaria inferior do Parque Nacional da Canastra com visita a Cachoeira Casca D´anta, Trilha de Jipe até o Mirante da Natureza e Piscinas Naturais do Tio Zezico.

Cachoeira Casca D´anta
A Casca D´anta é com certeza a principal atração do Parque Nacional da Serra da Canastra. É a primeira queda do Rio São Francisco e a sexta maior do Brasil com 186m de altura. A sensação de chegar próximo dessa imponente cachoeira é indescritível!

Mirante da Natureza
O mirante tem uma vista linda e vale demais a parada para contemplar a natureza exuberante.

Piscinas Naturais do Tio Zezico
A entrada para as Piscinas Naturais fica bem perto da Portaria 4 do Parque Nacional da Serra da Canastra e é possível estacionar o carro bem próximo das piscinas.

Dia 3 – Entrada na Portaria superior do Parque Nacional da Canastra e visitação na nascente do rio São Francisco, Curral de Pedras, parte alta da Casca D´anta e Mirante da Casca D´anta. Visita a Queijaria Roça da Cidade.

Nascente do Rio São Francisco
A nascente fica em um lindo vale a 1300 m de altitude e a 6 km da Portaria 1

Curral de Pedras
As pedras constituem um imenso e bem preservado curral de formas arredondadas e com dois ambientes, construído para manejo do gado na época dos tropeiros.

Parte Alta e Mirante da Casca D´anta
Realmente um dos locais mais lindos que visitamos, há o cânion que o rio São Francisco forma para descer a serra, 14 km após a nascente. Tem uma incrível sequencia de cachoeiras e piscinas naturais. A cachoeira localizado em cima da Casca D’anta é incrivelmente maravilhosa, passamos um bom tempo contemplando e fazendo mil fotos daquela maravilha.
Uma trilha em meio a mata te leva até o mirante de onde é possível avistar parte da queda principal e todo curso do Rio São Francisco. O desnível superior a 300 metros proporciona uma das mais lindas vistas panorâmicas da região.

Queijaria Roça da Cidade
A Roça da Cidade é uma fazenda produtora de Queijo Minas Artesanal da Serra da Canastra e comercializa seus queijos há mais de vinte anos. A fazenda se localiza no município de São Roque de Minas, na estrada para o Parque Nacional da Serra da Canastra, a 2 km do centro da cidade. Os queijos são produzidos artesanalmente em pequenos lotes a partir do leite cru ordenhado diariamente na própria fazenda. Participamos de uma visita guiada e foi muito legal conhecer detalhes da produção do queijo que tanto amamos!

Dia 4 – Visita a Cachoeira do Sileno e entrega dos kits da Cerveja Canastra Puro Malte.

Canastra Puro Malte
A Canastra Puro Malte é uma cerveja especial feita artesanalmente na cidade de Vargem Bonita pelo nosso amigo Ney Martins. Atualmente são produzidos três rótulos que homenageiam a fauna da região.

No último dia estava prevista a visita a Cachoeira do Sileno mas nós optamos por pegar a estrada porque ainda tinha bastante chão pela frente. Foi a primeira vez que participamos de uma expedição com outros carros e muitas pessoas e foi uma experiência muito agradável. Participaremos outras vezes com certeza!
Gratidão ao grande amigo Ney (Canastra Puro Malte) e também ao Flávio (Brasil Fora da Estrada) pelo convite e até a próxima!

Contatos
Brasil Fora da Estrada 37 998184557 / www.instagram.com/foradaestradabr
Canastra Puro Malte 37 988183395 / www.instagram.com/canastrapuromalte