De 12 a 16 de outubro de 2022 voltamos para Brotas SP com o foco de poder visitar várias cachoeiras. Desta vez ficamos acampados na Fazenda das Palmeiras que fica localizada na estrada do Pinheirinho, a fazenda conta com área de camping e também pousada. A área para campistas é toda gramada, tem banheiros feminino e masculino com ducha quente, piscinas, lago para atividades, trilha margeando o rio que passa por ali e restaurante que serve café da manhã, almoço e jantar.
Já em nosso primeiro dia fomos dar uma volta no centro de Brotas e curtir o Parque dos Saltos. O parque são várias quedas d’água do rio Jacaré Pepira em meio a uma margem com mata ciliar preservada. É possível entrar no Parque dos saltos pelas duas margens do Rio Jacaré, do lado direito há uma escadaria rústica feita de pedras que desce margeando as quedas, após as quedas há uma ponte onde se pode atravessar o rio e chegar a casa de máquinas. Do lado esquerdo há uma canaleta por onde corria a água para a geração de energia e uma calçada ao lado, a uns 200 metros a frente há uma escadaria que desce para a antiga casa de máquinas que funcionava a antiga hidroelétrica. Com certeza algumas paisagens que vale a pena contemplar.
A noite fomos jantar no World Burguer uma hamburgueria artesanal de comer “rezando”. Ela fica bem no centro de Brotas, na Av. Mario Pinotti, 342.
Dia seguinte, partimos curtir um maravilhoso day use no Recanto das Cachoeiras, o local possui estrutura de lazer integrada à natureza, um Mega Spa térmico ao ar livre com estrutura de 3.000 metros quadrados sendo 600 deles de spas, mantidos a 35 graus. Piscina praia, com a borda da cuesta, uma piscina com uma vista panorâmica de toda a paisagem das serras de Brotas. Oásis, uma piscina de água natural, corrente, com 1,40 metros de profundidade lindíssimo. Salão de jogos e Trilhas que te levam até a Cachoeira da Roseira e a Cachoeira Santo Antônio.
A Cachoeira da Roseira é formada entre os córregos Tijuco Preto e Roseira, com suas águas límpidas, terminando numa queda de 55 metros de altura. A Cachoeira Santo Antônio formada a partir do córrego da Roseira também de águas límpidas apresenta uma queda de 20 metros de altura, com total acessibilidade ao seu sopé.
Podemos dizer que passamos um dia muito relaxante e imensamente feliz.
O dia raiou, pé na estrada, primeira para na Cachoeira do Escorregador, onde a trilha te leva pra 2 cachoeiras deliciosas com trilha de fácil acesso. A Cachoeira Escorregador esta localizado a 4km da vicinal Ulisses Guimarães, apenas 4km de estrada de terra.
Seguimos caminho para a Cachoeira do Astor, cercada pela natureza preservada a Cachoeira do Astor possui uma queda de 30 metros de altura, com uma piscina natural ideal para banho. A trilha de acesso tem em torno de 500 metros, de fácil acessibilidade. A cachoeira esta em São Sebastião da Serra, Brotas.
Próxima parada Cassorova, que conta com mais 2 cachoeiras exuberantes: Cassorova e a Cachoeira dos Quatis e está no Patrimônio de São Sebastião da Serra – Brotas. A Cachoeira Cassorova é conhecida também como a melhor para a prática do Canyoning (Rapel nas cachoeiras) com sua imponente queda d’água de 60 metros de altura.
A Cachoeira dos Quatis fica em meio a Cabreúvas, Perobas, Pau-d’alhos e Angicos com 46 metros de queda livre. Um lugar incrível para passar um day use.
Partiu Cachoeira 3 Quedas, um sítio turístico com 3 lindas cachoeiras, opções de hospedagem para todos os gostos, culinária da fazenda com ecoturismo e turismo de aventura.
Cachoeira da Nascente, com 6 metros de altura, leva esse nome por estar bem próxima à nascente. Uma trilha de nível moderado, curta e de aproximadamente dois minutos de caminhada, dá o acesso a essa bela cachoeira que garante muita diversão aos visitantes.
A Cachoeira Figueira possui 47 metros de altura, e como o próprio nome diz, é devido a uma Figueira centenária existente próxima à queda d’água. O acesso a essa bela queda d’água se dá por uma trilha moderada, de aproximadamente 15 minutos de caminhada.
Cachoeira Andorinha Com 20 metros, uma passarela para acessar a queda d’água, recebeu este nome devido ao grande número de andorinhas que frequentam o local e dormem no paredão de pedras. Há um banquinho bem embaixo da cachoeira para você relaxar enquanto recebe um belo e refrescante banho. A trilha que leva acesso à Cachoeira Andorinha também é leve, cinco minutos de caminhada e já chegamos ao local.
O jantar desta noite foi no maravilhoso Brotas Bar, o primeiro restaurante temático de Brotas e região com ambientes, em homenagem à Brotas e está bem no centro na AV. MÁRIO PINOTTI, 267. O cardápio é uma experiência gastronômica impar, que indicamos para todos visitar e provar as delicias.
Sabadão foi dia de curtir uma bela festa regada a muita cerveja artesanal, o Brotas Beer Fest, mas antes fomos almoçar no Restaurante Camillo, um dos mais tradicionais da cidade, servindo os seus clientes com qualidade desde 1972, sendo hoje comandado por sua terceira geração.
Bora pra festa, o Brotas Beer Fest é um dia com 50 torneiras self service open e 4 bandas maravilhosas pra animar a festa: RAIMUNDOS na atração musical principal, ABR3, THE FOUR HORSEMEN (Metálica Cover) e TERRA CELTA.
Domingo antes de ir pra casa fomos almoçar no Restaurante Malagueta, também no centro na Av. Mário Pinotti, 243. O Malagueta, um restaurante bem descolado com pratos bem elaborados e muito saborosos.
Foi este então, nosso rolê curtindo Brotas e suas belezas naturais.













































































