Fomos até a cidade de Tapiraí (SP) conhecer o Aracê Refúgio Ecológico e Gastronômico e aproveitamos para conhecer alguns atrativos da região.
O Refúgio ocupa um pequeno espaço dentro dos 48 hectares preservados de Mata Atlântica na serra de Paranapiacaba, e o acesso é feito pela SP 79 no km 156,5 sentido bairro do Alecrim. Tem como proposta ser totalmente integrado a natureza e proporcionar uma vivencia única! Não possui energia elétrica (o melhor é que nem sentimos falta!), os chuveiros são a gás e super quentinhos, não há sinal de telefonia celular e atende com pensão completa (café da manhã, almoço e jantar). Aceita cachorros de todos os tamanhos desde que os donos sejam responsáveis!
Logo na chegada já ficamos impressionados com a beleza natural e toda rusticidade do lugar. Os carros são deixados a cerca de 150m da estrutura. A área de camping tem espaço limitado a cerca de 5 barracas e aceita day use com reserva antecipada.
Chegamos e fomos recebidos pelas proprietárias Patrícia, Lu e Vivi e também pela Sophia e a Dalila que são as mascotes e nos esperavam com um delicioso café da manhã e um bolo de fubá quentinho!

Montamos acampamento e partimos para a primeira atividade do dia, a trilha até a Cachoeira do Beija Flor. O passeio foi guiado pelo Seu Zé que conhece a região como ninguém e é muito bom de prosa! Juntaram-se a nós no passeio a cachorrinha espoleta Molly e suas donas que estavam hospedados em outra pousada e vieram passar o dia no Refúgio. O passeio foi uma delícia e mesmo com o tempo nublado não deu pra resistir a um banho de cachoeira!
Na volta o almoço feito no fogão a lenha estava pronto e depois de um rango maravilhoso só nos restou passar a tarde descansando na rede.

No jantar tudo ficou ainda mais aconchegante com as velas e tocheiros acesos, um bom vinho, ótima comida e muita conversa boa e positiva! Durante o bate papo, a Pati e a Lu nos contaram que são proprietárias do Blog Roteiro Animal onde dão dicas de hotéis e pousadas onde seu pet sempre é bem vindo!

No dia seguinte pulamos cedo da barraca e após o café da manhã fomos visitar a cachoeira do Alecrim que fica bem perto do camping. O local é de fácil acesso, da estrada é possível avistar a cachoeira!

Visitamos também a Cachoeira do Chá que é o cartão postal da cidade e a Cachoeira do Limoeiro.
A Cachoeira do Chá fica a 15 km do centro, é o principal atrativo do município. O acesso é feito através de uma trilha de cerca de 1000 m às margens do Rio Corujas passando por belas paisagens e uma linda piscina natural!

A Cachoeira do Limoeiro tem acesso pela TPR-284 no bairro do Limoeiro. Possui várias quedas d´água e na queda principal tem uma gruta e uma piscina natural.

Quando voltamos ao Refúgio conhecemos o cachorrinho Biscoito e seus donos que estavam acampando pela primeira vez!
Tivemos a oportunidade de assistirmos ao incrível ritual da vespa que é  parasitoide, ou seja usam o corpo do hospedeiro como alimento até sua morte. A vespa é sorrateira: surpreende a aranha com uma ferroada despeja seu veneno que causa uma paralisia temporária. Quando a aranha está imóvel, porém viva, a vespa deposita seu ovo na ponta do abdome da aranha e então se vai, deixando sua vítima recuperar do ataque. Tudo pareceu só um susto para a aranha: depois da partida da vespa, ela readquire sua capacidade de se movimentar e continua sua jornada como se nada tivesse acontecido. Só que, depois de um tempo, o ovo da vespa eclode e a larva faminta se agarra no abdome da aranha e começa a se alimentar através de uma série de furos pequenos.

Noite caindo, cheirinho de comida boa no ar, uma fogueira para esquentar e muito papo bom pra variar!

Em nosso último dia desmontamos acampamento cedo e nos despedimos após o café da manhã que dessa vez tinha bolo de maçã quentinho saindo do forno! No caminho de volta pra casa aproveitamos para visitar a casa do artesão no centro de Tapiraí.

Assim foi nossa acampada em Tapiraí, conhecendo novos lugares e pessoas do bem que fazem tudo de coração e com muito amor e carinho! Parabéns meninas, vocês são demais! Até a próxima!

 

 

Share This