Essa é a segunda vez que fomos até Ilhabela para ficar por alguns dias acampados e dessa vez pudemos vivenciar o dia a dia na Ilha de outra forma, em outro tempo! Passamos uma semana em que a Ilha estava tranquila, sem a correria e lotação dos feriados prolongados e verões.
Ficamos as 3 primeiras noites no Caravela Camping. A área de camping fica bem ao lado do rio e é toda gramada com vários pontos de luz e energia elétrica. A cozinha comunitária é bem básica e conta com fogão, geladeira, pia e churrasqueira. Os banheiros são unissex, 5 vasos e 5 duchas quentes. Conta com 2 piscinas, e um parque com atividades de aventura como parede de escalada, arvorismo e tirolesa. É uma delícia pegar no sono escutando o som das águas que descem o rio!

Logo ao lado do camping fica a Pousada Caravela Bromélias que pela manhã serve um café da manhã muito farto e saboroso com direito a bolo quentinho e ovos mexidos feitos na hora!

Chegamos montamos acampamento e fomos curtir a tarde na Praia do Sino. A Praia fica do lado Sul da Ilha e suas águas calmas atraem muitas famílias.

A noite voltamos para o camping e fizemos um churrasquinho para relaxar.
Pela manhã fomos convidados pela Maremar Turismo para um passeio de Escuna até a Praia da Fome e a Praia do Jabaquara! A Maremar é umas das mais tradicionais empresas de Receptivo de Ilhabela e conta com diversas opções de passeios embarcados e por trilhas com veículos 4×4.

Nosso passeio foi direto para a Praia da Fome que fica cerca de 90 minutos do nosso ponto de partida e na volta a parada é na Praia do Jabaquara onde ficamos por cerca de 2 horas.
A Praia da Fome é pequenina, muito charmosa e tem águas cristalinas que atraem muitas embarcações. O acesso a essa praia só é feito pelo mar!

Praia do Jabaquara é a última do lado Sul da Ilha que pode ser acessada por terra e é uma das praias mais preservadas de Ilhabela. Parada certa para os passeios de escuna!

A praia abriga um dos melhores restaurantes da Ilha, o Espaço Tangará que é um misto de bar de praia, restaurante e espaço para eventos. No local o visitante pode desfrutar de alguns serviços, como slackline, ducha de água doce, banheiros, fraldário, além de espaço para bike e local especial para cachorros. Gastronomia mediterrânea com influência caiçara comandada pelo premiado Chef Tonhão! Provamos a Caldeirada de Frutos do Mar que estava incrível.

O passeio saiu as 11h e chegamos de volta perto das 18h. A noite ficamos no camping descansando e não tivemos forças nem para jantar!
Na manhã seguinte fomos visitar a Cachoeira da Toca que fica bem pertinho do Camping e é uma das mais conhecidas da Ilha. O local é muito bem organizado e conta com ótima estrutura turística com bar, vestiários, monitores e repelente grátis! Além de cachoeiras, piscinas naturais e um escorregador natural, tem também um engenho de cana de açúcar que produz cachaças artesanais desde 1957! Logo na entrada ficamos por um bom tempo observando e fotografando as diversas espécies de aves que vem aproveitar a variedade de frutas que são colocadas no comedouro!

A tarde saímos a procura de uma praia que tivesse pouco movimento e pra nossa sorte encontramos a Praia do Veloso que estava quase deserta naquele dia!

Voltamos ao Camping Caravelas, e após ajeitar nossas tralhas fomos a Pizzaria Bromélias que funciona todas as noites bem ao lado do camping na Pousada Caravela Bromélias e serve pizzas deliciosas!!!

Acordamos bem cedinho e com o carro já carregado partimos para o Hostel da Vila para conhecer as Cabanas! O Hostel fica muito bem localizado, próximo à agitada Vila onde encontram-se muitos restaurantes, barzinhos e lojas.
Logo na chegada já ficamos apaixonados pelo ambiente e também pelas Cabanas que são uma das opções de hospedagens oferecidas pelo local. As Cabanas são um tipo de barraca de luxo com cama de casal e ar condicionado! Além das Cabanas o Hostel oferece hospedagem em quartos duplos, coletivos e tem até uma Kombi, carinhosamente chamada de Kombizinha que foi transformada em um aconchegante quarto!
A estrutura completa-se com salão de jogos, sala de tv, wifi grátis, cozinha comunitária completa, piscina e também uma escola de mergulho, a Ilha Divers e oferece algumas opções de mergulho e também passeios pela Ilha.

Ainda estávamos arrumando as coisas em nossa nova “casa” quando fomos convidados pela Natália e pelo pessoal da Ilha Divers para fazer um passeio de barco e o mergulho livre na Ilha das Cabras! O passeio foi incrível! Pudemos ver muitas espécies de peixes, tartarugas e até uma raia! O pessoal da agencia é muito atencioso e oferece outras opções de passeios na Ilha, além de roteiros exclusivos como os naufrágios ao Sul da ilha e as afastadas ilhas de Búzios e Vitória.

No final da tarde ficamos curtindo a piscina do hostel e trocando experiências sobre viagens com nossos novos amigos que participaram do mergulho conosco!
A noite fomos jantar no Restaurante Arumã, que fica muito bem localizado bem no centrinho de Ilhabela e conta com deliciosos pratos destacando a gastronomia brasileira pelas mãos da Chef Jackie Watanabe, pratos esses de encher os olhos e dar água na boca. O espaço está completando um ano nesse mês de maio 2018 e com certeza tem conquistado o paladar e a simpatia de quem passa por lá!
Para abrir o apetite provamos 2 dos drinks especiais da casa a Serenata Del Pablo (limão siciliano, tequila, mel e alecrim) e Paixão Mulata (cachaça, limão, rapadura, maracujá e gengibre), sabores exóticos e refrescantes! De entrada fomos de Frito Misto que é um mix de frutos do mar com lula, camarão e peixe empanados acompanhado de maionese de açaí que estava muito bom. Os pratos principais foram Green Fish (filé de linguado assado com crosta de castanha do pará acompanhado de purê de ervilha e legumes salteados) e a Moqueca Arumã (camarão, molho a base de leite de coco e azeite de dendê com pedaços de banana da terra acompanhado de arroz e farofa da vó. O Arumã é um daqueles lugares que conseguem transformar gastronomia em obra de arte!

No Hostel conhecemos o Renatinho que depois de saber da nossa história com o Por aí de Barraca perguntou:
– Vocês ficam quantos dias ainda aqui na Ilha? Topam fazer uns passeios?
– Ficamos mais 2 dias, topamos com certeza!
O Renatinho mora na Ilha a uns 25 anos e além de conhecer tudo por lá, ainda é marinheiro e pilota barcos levando turistas para conhecerem as belezas da Ilha.
Pela manhã fizemos a Trilha para a Cachoeira do Paquetá e a tarde fomos curtir o lindo visual das maravilhosas Piscinas Naturais da Ponta das Flechas!
O acesso a Trilha que leva a Cachoeira do Paquetá pode ser feito de carro e tem um estacionamento antes do início da trilha. A trilha não é muito bem demarcada, mas o acesso a primeira e a segunda cachoeira é bem tranquilo. A parte mais complicada é a subida até a parte alta da cachoeira onde se encontra o escorregador e podemos ter uma incrível vista do mar!

As Piscinas Naturais da Ponta da Flecha ficam em frente a um condomínio e o acesso é feito apenas por trilha ou barco. Fomos pela trilha e passamos uma tarde incrível mergulhando em meio aos peixes ficando maravilhados a cada nova piscina que encontrávamos ao caminhar pelas enormes pedras à beira mar!

A noite saímos a pé do hostel e ali mesmo na Vila paramos na Hamburgueria da Ilha. O espaço é super descolado, o ambiente familiar e o atendimento muito simpático e rápido. Os hambúrgueres são suculentos e os sucos e refrigerantes são muito diferentes, além de não conter açúcar as garrafinhas dão vontade de colecionar!

O Renatinho nos colocou em contato com o Filipe que é proprietário da Ilhavela Charters empresa que tem como grande diferencial as vivências a bordo do Veleiro Travessura. Dentre os serviços oferecidos pela empresa destacam-se o Sailing Experience onde durante 4h o participante vivência uma experiência de Vela Oceânica com instruções básicas e o Velejando com Pernoites que são pacotes de roteiros pré-estabelecidos com datas agendadas que podem ser de um final de semana ou até 10 dias velejando pela costa de Ilha Bela e Baia de Ilha Grande! Ficamos muito interessados em participar dessa vivência e iremos voltar em outra ocasião já que não deu tempo dessa vez.
A convite do Filipe e do Renatinho fomos conhecer a Praia do Bonete! O passeio pode ser feito por uma trilha que leva cerca de 3h30 de caminhada ou então pelo mar. Nós saímos cedo da marina em direção ao Bonete e após cerca de 1h15 já estávamos na praia! O lugar é realmente muito bonito e seu maior diferencial talvez seja a simpática comunidade que vive por lá. Escutamos muitas histórias de Piratas com seus tesouros e também dos lugares incríveis aos quais não se tem acesso. Foi demais!
Lembra que dissemos lá atrás que o Renatinho conhecia tudo pela Ilha? Esquecemos de dizer que conhece todo mundo também! Assim que chegamos no Bonete ele já conversou com uns amigos que nos venderam peixe limpo e fresco e ainda fizeram sashimi!
Aproveitamos também e fizemos um peixe grelhado ali mesmo na praia. Sensação indescritível.

Antes de ir embora fizemos uma parada em frente a Praia de Anchovas e também da Praia Indaiauba, ambas muito bonitas também! Pena que não deu tempo de parar.

Após um dia espetacular fomos recuperar nossas energias no Degutti Ilhabela que tem um cardápio muito variado com cafés, crepes, tapiocas, crepiocas, omeletes, cuscuz e sobremesas exclusivas! A Ana e sua família comandam a loja com muito carinho e são muito atenciosas e sempre dispostas a tirar todas as dúvidas dos clientes. Nós provamos de entrada pão italiano coberto com queijo Grana Padano e purê de damasco, e nossas escolhas para o prato principal foram o cuscuz recheado de camarão e o crepe Farol com filé e gorgonzola! Tudo delicioso e muito saboroso. O Queridinho de Manjericão, que foi a nossa sobremesa, é surpreendente! Quem aí já imaginou tomar um sorvete de manjericão?! Isso mesmo, manjericão! Sorvete de manjericão com pedaços de morango coberto com marshmallow maçaricado, uma delicia!

Depois de 6 noites e 7 dias em Ilha Bela voltamos encantados pelos lugares, restaurantes e pessoas que conhecemos. Foi tudo muito bom e já estamos com vontade de voltar! Gratidão a todos que tornaram essa viagem possível!
Vem com a gente Por aí de Barraca!
Curta nosso Facebook, Siga nosso Instagram e Inscreva-se em nosso canal no YouTube!
Até a próxima!!!

Share This