Monte Verde (MG) é distrito do município de Camanducaia e fica no extremo sudoeste do estado, na Serra da Mantiqueira a 1555,5 metros de altitude e é conhecida  pelo seu clima frio e temperaturas abaixo da média da região. A cidade é super charmosa e além de ser conhecida com “a cidade dos casais apaixonados”,  possui 5 trilhas super bacanas que levam a picos maravilhosos, Parque de Aventuras e muitas outras opções de lazer.
Passamos alguns dias por lá e ficamos no Camping Monte Verde ou Sítio Recanto dos Bambus, que está localizado na estrada Monte Verde – Camanducaia, KM 4. O camping  está localizado a 6km do centro de Monte Verde em meio as montanhas da Serra da mantiqueira, e possui alguns poucos platôs para montar barracas. Conta com banheiros femininos e masculinos com banho quente, cozinha comunitária, uma pequena piscina de água natural, 2 chalés, sendo um deles coberto com pia e churrasqueira. No sítio onde fica localizado o Camping, há um pequeno lago de trutas para pesca!

Primeira noite no camping a opção foi jantar uns petiscos com um bom vinho pra aquecer. Na madrugada fez bastante frio, levamos o aquecedor para deixar a barraca mais quentinha e a noite foi uma delicia. Sol raiando logo cedo a sexta-feira estava começando com um belo café da manhã servido no restaurante do camping, com leite tirado na hora, queijo mineiro preparado artesanalmente, pãozinho e bolinho de fubá.

Partimos para conhecer a cidade que é apaixonante, linda e extremamente turística.
Nossa primeira visita foi a fábrica de Chocolates Gressoney , logo na chegada o cheiro de chocolate é de deixar qualquer pessoa doida. Em um vidro na loja pode-se observar toda a fabricação das delícias vendidas na Gressoney que é uma empresa familiar e conta com receitas exclusivas e seus produtos são comercializados apenas localmente!
Provamos as Prímulas que a primeira vista lembram um alfajor mas na hora em que mordemos pudemos sentir a diferença! A massa é mais molhadinha e tem sabor de especiarias e é recheada de  doce de leite!
O Marzipã tem massa de amêndoas e castanhas e é coberto com chocolate. Segundo a Sonia, gerente da Gressoney, este é um doce que ou você gosta ou não gosta! Não existe meio termo! Nós AMAMOS!!!
E se não bastasse toda essa explosão de sabores ainda provamos a famosa Sopa de Morangos, isso mesmo sopa! É tipo uma sopa gelada com um caldo grosso de morangos suculentos com uma bola de sorvete de creme e calda de chocolate, realmente de “comer rezando”.

Saímos da Chocolataria e fomos conhecer a cidade que é repleta de lojas, galerias, restaurantes e cafeterias. Por onde passa pode provar diversas opções de queijos, vinhos e doces. Passeamos pelo centro e paramos para tomar um pequeno chopp de 1 litro!

A noite fomos jantar no BBQRoad Food Truck , uma hamburgueria diferente onde quem escolhe os ingredientes do lanche é o próprio cliente! Você escolhe tudo! Tipo de pão, proteína, molho, queijo e salada aí é só esperar pra saborear um lanche bonito e muito suculento! Como estávamos em 4 pessoas pedimos um diferente do outro para podermos provar um pouco de cada e, de verdade, não sabemos dizer qual ficou melhor. Mas vamos aqui dar destaque a alguns pães bem diferentes que é o caso do pão vermelho feito com beterraba sem nenhum corante e o pão preto, sim preto! além do hambúrguer vegano feito com grão de bico e quinoa. O espaço é super agradável, o atendimento de extrema simpatia e os hambúrgueres são MUITO saborosos.

Acordamos cedo e partimos para a caminhada até a Pedra Redonda.
A trilha é bem demarcada e sinalizada, tem cerca de 900 metros e pode ser feita por adultos e crianças, sem necessidade de guias. Depois de percorrer os primeiros 600 metros da trilha, você chegamos ao mirante onde foi construída uma plataforma de madeira; aproveitamos para descansar e curtir o visual.  Ao chegar no cume estamos exatamente na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo. De um lado, temos uma visão ampla de toda Monte Verde; do lado oposto, mais de um quilômetro abaixo, pode-se observar a vila de São Francisco Xavier, no município paulista de São José dos Campos.
Com uma altitude de 1950 metros, o topo da Pedra Redonda é bastante amplo e relativamente plano, com muito espaço para sentar, descansar e apreciar a bela paisagem ao redor. O visual vale o esforço!

Terminada a trilha seguimos para a Fazenda Radical, um espaço que possui disponíveis 7 atividades de tirar o fôlego: Mega Tirolesa, Arvorismo, Parede de Escaladas, Arco e Flecha, Passeio de Quadriciclo, Falcoaria e Slackline. Começamos com a Mega Tirolesa sendo uma de 450 metros e outra de 475 metros totalizando 925 metros de emoção e adrenalina a mais de 70 metros de altura. É a maior Mega Tirolesa de Monte Verde e podemos afirmar que a vista de lá de cima é inesquecível.
Para baixar os ânimos fomos fazer um arco e flecha que requer concentração, pontaria (nem tão bons, rsrsrsr) e boa visão. Chegado perto das 15 horas, tínhamos horário marcado para conhecer a Escola Mineira de Falcoaria onde vivenciamos momentos que jamais esqueceremos com as aves de rapina. A falcoaria é a técnica utilizada por povos de todo o mundo para o treinamento de aves rapinantes (águias, gaviões, falcões, corujas, entre outras), e talvez uma das mais antigas e fantásticas formas de interação homem/natureza.
A vivência começa com uma breve explicação do biólogo Riuvanio, nos mostrando as dependências, algumas das aves e seu principal alimento (ratos). O bate papo é muito bom e ali são contados detalhes do dia a dia das aves que ali estão e também sobre a técnica de falcoaria. na sequência seguimos para o gramado com a Lyra que é um Falcão Asa de Telha fêmea muito simpático. Durante a vivência tivemos a oportunidade de alimentar a Lyra que vem voando lá de cima das árvores e pousa delicadamente em nossos braços  Uma experiência única. Para completar a experiência tiramos fotos  com a linda Suindara Snow, uma espécie de coruja muito comum no Brasil, bastante conhecida por construir seu ninho em torres de igrejas e locais habitados.

Fazenda Radical

Escola Mineira de Falcoaria

No final do dia chegamos cansados ao camping e petiscamos enquanto preparamos nossa macarronada. Mais a noitinha rolou uma fogueira com violão junto dos nossos novos amigos!

Foram dias maravilhosos em mais uma cidadezinha que deixou um gostinho de quero mais, afinal temos que voltar, pois temos ainda 4 trilhas a fazer. Vem com a gente Por aí de Barraca!
Tem vídeo tb!

Share This