A vontade de conhecer o Litoral de Santa Catarina  era muito antiga, mas nunca havíamos pensado em ir pra lá de barraca, sempre procurávamos pacotes aéreos e hospedagem em pousadas, o que tornava a viagem “pesada demais” por assim dizer…

Desta vez encanamos em fazer uma viagem de carro para conhecer as praias de SC. Decidimos também que iriamos por dentro do estado do PR, pegando 280Km de serra até Curitiba. Mas o motivo era bom, conhecer o Parque de Intervales – SP (único lugar em que não ficamos acampados porque o Parque não permite!). Definimos nosso roteiro: Dourado-SP, Intervales-SP, Joinville-SC, Garopaba-SC, Guarda do Embaú, Florianópolis-SC e por último Bombinhas-SC. Essas foram as cidades que serviram de base para nossas acampadas. Como o intuito da viagem era conhecer o maior número de praias e atrativos possíveis, acordamos cedo todos os dias e partimos para a aventura.

 

Nossa primeira parada foi no Parque Estadual de Intervales no Município de Ribeirão Grande-SP

Lugar ímpar! Um Parque Estadual que possui algumas pousadas muito bem estruturadas com piscina e cozinha comunitária, além de restaurante com café da manhã e almoço. Ficamos uma tarde e uma manhã no Parque, tempo suficiente pra conhecer um pouco de seus atrativos naturais.

 

Hora de seguir viagem, próxima parada Joinville-SC. Chegamos a noite ao Park Aquático Recanto Davet, montamos acampamento, preparamos o jantar e capotamos na barraca. Acordamos desmontamos acampamento e seguimos conhecer a cidade de Joinville.

 

Raquel, tá bom de cidade já! Quero ver o mar!!! Seguimos direto para Garopaba-SC, e paramos no Camping LagoaMar. Escolhemos Garopaba porque fica próxima de diversas outras praias, montamos acampamento e fomos passear na cidade onde descobrimos que a região é refúgio da baleia franca e que naquela época (fomos entre outubro e novembro de 2014) ainda seria possível observá-las. Não precisa nem dizer que a missão do dia seguinte bem cedo, foi sair atrás de uma baleia pra poder observar e arriscar umas fotinhas!

Nesta brincadeira visitamos as primeiras 9 praias da viagem: Porto de Imbituba, Praia da Ribanceira, Praia de Ibiraquera, Praia do Rosa (foi aqui que avistamos a baleia franca!), Praia do Ouvidor, Praia Brava, Praia da Ferrugem, Praia do Silveira e Enseada de Garopaba.

 

Após 3 noites levantamos acampamento e seguimos para Palhoça-SC e acampamos no Camping Beira Rio na Praia da Guarda do Embaú. 

A praia da Guarda do Embaú está para mim entres as 5 mais bonitas que conheci até hoje. O lugar é lindo e mágico!

Como sempre aproveitamos para conhecer as praias da região. Foram mais 5 praias: Guarda do Embaú, Praia do Sonho, Praia Pinheira, Praia de Cima e Ponta do Papagaio.

Confesso que foi muito difícil levantar acampamento, gostamos muito mesmo da Guarda e do Camping Beira Rio!

Próxima parada Florianópolis-SC. O combinado éramos ficar em um camping na região norte, próximo a Praia de Canasvieiras, mas um casal que conhecemos na Praia do Rosa nos indicou um camping na beira da lagoa da conceição, na região leste, a Pousada e Camping Lagoa da Conceição. Como havíamos combinado de encontrar o Cássio Verruma, um amigo que está morando por lá e próximo à Lagoa, foi lá que ficamos.

Logo que chegamos montamos acampamento e adivinhem?! Partimos conhecer as praias e atrações de Floripa! Foram mais 6 praias: Praia da Joaquina, Praia Mole, Praia de Canasvieiras, Praia dos Ingleses, Jurerê Internacional e Galheta, além do Projeto Tamar e as Dunas. Tudo no mesmo dia!

Na manhã seguinte o dia amanheceu nublado e decidimos levantar acampamento logo cedo e partir para nossa última parada, o Camping Paraíso Tropical na Praia de Canto Grande em Bombinhas-SC. 

Aqui fomos a mais 14 praias: Praia de Zimbridos, Praia do Canto Grande (fora e dentro), Praia da Tainha, Praia da Conceição, Praia do Mariscal, Prainha do Mariscal, Praia de quatro Ilhas, Praia do Retiro, Praia da Sepultura, Praia da Lagoinha, Praia do Embrulho, Praia de Bombinhas e Praia de Bombas.

O camping Paraíso Tropical é incrível, uma estrutura que nunca vimos nada nem parecido.

 

E assim termina nossa viagem pelo litoral de Santa Catarina. Viajamos 13 dias, rodamos 2700 Km, visitamos 37 praias e conhecemos 5 campings.

Texto: Thiago Lelis. Fotos: Thiago Lelis e Raquel Martins.

 

Share This