Feriado chegou e para variar juntamos nossas tralhas e pegamos a estrada rumo a mais uma acampada!

Dessa vez nosso destino foi a cidade de Joanópolis, que é um dos 29 municípios paulistas considerados estância turística e fica a cerca de 120Km da Capital.  A cidade tem cerca de 12mil habitantes e tem no turismo uma de suas fontes de renda. É também conhecida por ser a “Capital do  Lobisomem” – Existe até uma Associação dos Criadores de Lobisomen!

Ficamos acampados no Camping Lyrimar, localizado a Estrada da Cachoeira dos Pretos, km 16.

Logo na chegada já ficamos impressionados com o mercado que fica na portaria do camping. Muito completo e bonito. Fomos recepcionados pela Lourdes que nos mostrou toda estrutura do camping e nos deixou a vontade para montarmos acampamento. O camping tem ótima estrutura, é todo gramado, possui vários pontos de energia elétrica, piscina, quiosque com churrasqueira e cozinha comunitária. A Lourdes e o Toninho que são os proprietários  fazem de tudo para ajudar a todos, não param um minuto!

Acampamento montado, já era noite e saímos passear pelo camping e ver os demais campistas que não paravam de chegar. Logo de cara conhecemos o Betinho e a Cláudia, que fazem parte de um grupo chamado “Seguidores do Betinho”. Casal muito gente boa de grande coração, e que acampa junto com uma família enorme de pessoas boas iguais! (São cerca de 30 pessoas). Foi tanta risada madrugada adentro que fomos dormir com dor no maxilar! hehehehe

Na manhã seguinte, tomamos um delicioso café da manhã preparado pela Lourdes (o camping serve refeições para grupos com reserva antecipada). Na sequência partimos conhecer alguns dos atrativos da região.

Cachoeira dos Pretos

Cartão postal da cidade e principal atração turística do local (fica a cerca de 2km do Camping Lyrimar). São 154m de quedas d´águas que formam piscinas entre as pedras. Na entrada da cachoeira existem alguns restaurantes e lojas de artesanato.

Entrada: R$10,00 com o carro.

Cachoeira dos Pires

A Cachoeira dos Pires está localizada no bairro dos Pires a cerca de 4km do Centro da cidade, sua área pertence a Pousada Santa Rita.

Gigante Adormecido

O Gigante Adormecido fica na divisa entre as cidades de Joanópolis SP e Extrema MG. Leva esse nome, pois o recorte das montanhas com o céu lembra a silhueta de um homem deitado.

Voltamos para o camping no final da tarde a tempo de pegar um banho de piscina!

 

No jantar fomos convidados pela Família do Betinho para participar da pizzada em comemoração ao aniversário do mesmo. Nós somos apaixonados por pizza e aceitamos o convite de pronto!

Foi muito divertido, o pessoal tomou conta da cozinha comunitária. Foi tudo feito na hora e com maior carinho! As pizzas estavam deliciosas, comemos muito bem (e muito!). Rolou até uma trucada (fazia tempo que não jogava baralho!). Novamente conversamos até tarde e nos divertimos muito com nossos novos amigos.

Acordamos cedinho e partimos conhecer a Igreja Matriz, o Pico do Lopo, a Parada do Queijo e o Botequim da Cachaça. O Lobisomen está por toda parte! Basta uma volta pela região para encontrar com vários bonecos de Lobisomem, a maioria deles feito pelo Beto, um artista que veio da Capital e mora na cidade há vários anos.

Igreja Matriz

A Igreja Matriz foi fundada em 1878 no local onde foi levantado o primeiro mastro em homenagem a São João Batista e mais tarde uma pequena capela (a matriz surgiu em 1910, tem forma basílica, estilo neo-clássico com traços góticos e romanos).

Pico do Lopo

O Pico do Lopo tem 1725 metros de altitude de onde é possível ver várias cidades da região. Possui 02 rampas de Asa Delta (uma está passando por manutenção). São cerca de 12Km até chegar nas rampas. Do pico saem também trilhas que levam até outros atrativos.

Parada do Queijo 

Localiza-se na Estrada da Cachoeira dos Pretos km 3, no local são produzidos e vendido diversos tipos de queijos, linguiças e doces artesanais. Aluga cavalos para passeios.

Os queijos são artesanais e deliciosos, rolou até uma degustação oferecida pelo Juliano e a Amanda!

Botequim da Cachaça – Casa Caipira 

Fica no km 4,2 da Estrada dos Pretos, o local é muito legal! Tem decoração única, serve mais de 170 tipos de cachaças além de cervejas e porções. Fomos recebidos pelos proprietários, Lourdes e Wilson que nos contaram que o local funciona nos finais de semana e feriados e que haviam feito um forró pé de serra por ali na noite anterior. No espaço tem também a Casa Caipira que é toda feita de barro, nos moldes das casas dos sítios e fazendas de antigamente. Entrar na casa é fazer uma viagem no tempo! Passeio gratuito e muito legal!

 

Depois de uma manhã maravilhosa voltamos ao camping para pegar uma piscina e churrasquear com a turma toda! Teve até porção de camarão e lula frita!

 

 

Depois de uma ótima noite de sono, levantamos acampamento bem cedinho, nos despedimos dos novos amigos e pegamos a estrada de volta pra casa.

Assim foi nossa viagem até Joanópolis, rodeada de muita natureza e cercada por pessoas maravilhosas!

Valeu Betinho, Claudia, Dona Nice, Angela, Raul, Nita (minha parceira de truco!), Bruno, Amanda, Arthur, Nilza, Max, Renata, Leo, Alana, Rogério, Elaine, Sophia, Thales, Walter, Katia, Gabriel, Carol, Andreia, Bia, Régis, Audrey e Amanda, vocês fizeram nossa acampada mais alegre e feliz! Até a próxima.

Share This