No final de semana (05/10/2018) fomos acampar no Ringos Camping em Jaguariúna SP. Chegamos e fomos conhecer tudinho antes de escolher onde montar nossa barraca. O camping tem portaria 24h, é todo gramado, tem vários pontos de energia elétrica, lava louças, lava roupas, churrasqueiras, piscina, espaço de jogos, lanchonete, paintball, playground, campo de futebol, vôlei de areia, banheiros com chuveiros quentinhos e os proprietários são muito atenciosos!
O camping existe a muitos anos e a pouco tempo está sob nova direção. Algumas melhorias estão sendo feitas e um salão de festas com novos banheiros está sendo construído.

O camping fica a cerca de 9km do centro de Jaguariúna (SP) e também do centro de Holambra (SP), nós aproveitamos a estadia e fomos conhecer um pouco de cada cidade!

Jaguariúna
Em Jaguariúna fomos conhecer a principal atração que é o passeio de Maria Fumaça. O passeio pode ter duração de 1h30 ou 3h, dependendo do trajeto. Nós fizemos o trajeto mais curto que sai da Estação de Jaguariúna e vai até a Estação do Tanquinho e volta para Jaguariúna.
Antes de o trem partir um dos monitores do passeio explica tudo sobre o funcionamento da Maria Fumaça e também sobre a importância que a ferrovia teve no desenvolvimento do nosso país e do interior de SP.
Durante o passeio os monitores passam muitas informações sobre as fazendas históricas da região e também sobre a importância histórica de cada estação que o trem passa.
A sensação de viajar em um trem construído em 1926 é indescritível!

Holambra
A cidade de Holambra é a capital nacional das flores e é o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina. É considerada oficialmente uma estância turística e anualmente promove a maior exposição de flores da América Latina, a Expoflora.

O que fizemos em Holambra?!

– Visita aos Campos de Flores
Fizemos um passeio guiado com a Real Receptivo Holambra que tem duração de 1 hora e 30 min. Durante nosso passeio fizemos um city tour passando pelos principais pontos turísticos da cidade e visitamos duas propriedades de produção de flores. Uma propriedade de gérberas e lisiantos, onde pudemos observar a variedade de cores dessas lindas flores em estufas e uma propriedade de crisântemos em campos e estufas, com todo o perfume e variedade de cores.

– Deck do Amor
O Deck do Amor foi inaugurado em 2015 inspirado na tradição Parisiense da Pont des Arts. Diz a lenda que os casais apaixonados vão até o deck e que fixam um cadeado com seus nomes selam seu amor para sempre! Nós fomos e também deixamos nosso cadeado!

– Parque Van Gogh
O recém inaugurado parque está instalado na orla dos chalés do Lago do Holandês e abriga exposições artísticas e eventos de lazer.

Gastronomia

– The Old Dutch
O The Old Dutch é um dos mais tradicionais restaurantes de Holambra e funciona apenas no horário de almoço. Inaugurado em 1989 pelo Holandês Robert o restaurante tem decoração única e atendimento impecável. Em seu cardápio encontramos tradicionais pratos holandeses, alguns tropicalizados e outros exatamente como são preparados na Holanda.
Chegamos e fomos recebidos pelo próprio Robert que nos apresentou o restaurante, contou sua história e nos fez sentir em casa.
O Robert fez questão de escolher nosso cardápio e nos deliciou com os tradicionais da casa: entrada pão caseiro quentinho com patê de alho, bolinhos de legumes e bacalhau, o prato principal foi o Prato do Caçador, ele tem esse nome porque essa era uma opção que o caçador podia fazer no campo com os ingredientes que encontrava na plantação como batata, cenoura, cebola, maçã e carne. E para adoçar essa visita deliciosa a sobremesa foi a famosa torta holandesa que descobrimos que da Holanda ela não tem nada. Tudo uma delícia com temperos marcantes e saborosos!

Zoet en Zout – Confeitaria do Lago
O nome Zoet em Zout é holandês e significa doces e salgados.
Fomos recebidos pela Claudia que é uma das proprietárias do local e nos contou que a confeitaria trabalha com produtos típicos holandeses e tudo começou como um hobby, fazendo bolachas e doces para os amigos por encomenda em uma pequena cozinha nos fundos da casa até chegarem a loja com atendimento ao público. As receitas passaram de geração em geração, de mãe para filha e foram aperfeiçoadas durante os dois anos que ficaram estudando na Holanda.
O ambiente é muito agradável e o gramado a beira do lago deixa tudo ainda mais gostoso.
Tomamos um cappuccino acompanhado da tradicional Appeltaart – torta de maçã e do Rozen Gebak – Doce de Rosas.
A confeitaria é parada obrigatória para quem passa por Holambra!

– Bier Trunk Pub Bar
A noite fomos ao Bier Trunk Pub Bar um espaço delicioso e bem no centro de Holambra. O pub conta com um cardápio que mescla as receitas típicas da culinária alemã e holandesa com um toque brasileiro e serve os melhores chopes e cervejas artesanais regionais, nacionais e internacionais com destaque para a os estilos produzidos pela Cervejaria Toca da Mangava. Tivemos uma noite muito agradável com música ao vivo, ótima comida, chopes e cervejas top sem falar do atendimento que é de primeira!

 

Foi um fim de semana maravilhoso e esperamos voltar em breve para curtir cada pedacinho dessas duas cidades maravilhosas.

Share This