Final de Ano Por aí de Barraca
Quarta parada: Parque Nacional da Serra da Bocaina – São José do Barreiro SP

Saímos de Marataízes bem cedinho e após cerca de 9h de viagem chegamos a cidade de São José do Barreiro. O caminho até São José é cercado por paisagens incríveis e paramos por várias vezes para fotografar e filmar! Do centro da cidadezinha até o chalé que ficamos no Condomínio da Serra da Bocaina são cerca de 25 km por uma estrada com bastante pedras e um visual de tirar o fôlego! Paramos em todos os mirantes para curtir o visual.

O Parque Nacional da Serra da Bocaina, apresenta variadas paisagens e diversos atrativos naturais como praias, piscinas naturais, rios, cachoeiras, picos e mirantes, sem contar a riqueza de flora e fauna, típica da Mata Atlântica.
Também são muitos os atrativos de interesse histórico e cultural, como os caminhos e trilhas do ouro que o atravessam, remanescentes da época dos tropeiros, bem como a cultura caipira e caiçara conservada na porção serrana e litorânea, respectivamente.
Nós tivemos apenas uma manhã de passeios pelo Parque porque na parte da tarde a chuva não deu trégua.
A entrada principal do Parque fica a cerca de 30 km de São José do Barreiro, acordamos cedinho e fomos visitar. A entrada é gratuita e lá visitamos a Cachoeira de Santo Izidro que fica a 1,5 km da entrada principal do Parque (45 minutos de caminhada), é a cachoeira mais próxima da sede na região serrana. Após cruzar o primeiro rio, caminha-se mais 10 minutos até chegar a uma entrada à esquerda, que leva até a cachoeira. A queda tem cerca de 70 metros e possui um poço para banho. Lugar lindo!!!
Enquanto estávamos na cachoeira conhecemos o Pedro que é guia e nos deu algumas dicas dos lugares para visitar!

Saindo do Parque e voltando sentido São José paramos para conhecer a Cascata da Onça e a Cachoeira do Paredão

Na sequência fomos visitar a Casa de Pedra. A estrada que leva até a casa tem cerca de 3 km dos quais 1 conseguimos seguir com nosso carro e os outros 2 km fizemos a pé porque apenas 4×4 passavam por ali.
A Casa “foi construída pelo Dr. Lassance , médico residente do Rio de Janeiro, no início do século XX tendo seu apogeu em 1914. Consta que o Dr. Francisco Chaves de Oliveira Botelho, Ministro da Fazenda e dono da Fazenda Pinheirinho, cedeu a seu médico, Dr. Lassance, um local para este construir uma residência de veraneio para sua família.
Uma vez pronta e decorada com os mais ricos requintes importados, a casa não ficou muito do agrado de sua esposa que não se interessou pela patrimônio.
O abandono e o vandalismo foram destruindo o belo prédio, até que em 1971 o Sr. Josias de Marins Freire, então Prefeito Municipal, sugeriu ao governo Paulista sob a aprovação do Secretário de Turismo Dr. Orlando Zancaner, a restauração do prédio com a finalidade de transformar o local num importante pólo turístico.
Infelizmente , isso não foi possível pois o Governo Federal avocou sua propriedade no imóvel não aceitando qualquer intervenção e não cuidando de sua restauração.
Atualmente, a Casa de Pedra está em ruínas, sendo hoje, apenas uma lembrança dos áureos tempos da Bocaina.” (fonte site: barreiroturismo.com.br)

Quando saímos da Casa de Pedras o tempo fechou a começou a chover muito! Até paramos para conhecer uma área de camping ali perto, mas a chuva não deu trégua e não conseguimos fazer fotos e vídeos.
Passamos pouco tempo na Serra da Bocaina mas nos apaixonamos pelas montanhas, cachoeiras e vistas incríveis desse local. Voltaremos em breve com certeza!
Assim terminamos mais um Final de Ano Por aí de Barraca! Esperamos que vocês tenham curtido tanto quanto a gente!
Vem com a gente Por aí de Barraca e nos siga no Facebook, Instagram e YouTube

Share This