Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Ubatuba, roteiro montado.

Desta vez saímos de casa no interior de SP, rumo as praias da região de Búzios e Cabo Frio estado do Rio de Janeiro. Como estávamos a cerca de 1000Km do nosso destino, decidimos que pararíamos na metade do caminho para conhecer algumas praias de Ubatuba SP.

Nossa primeira parada foi no Camping Sununga, que fica na Praia da Sununga. O camping foi inaugurado a 11 meses, tem boa infraestrutura com cozinha comunitária, chuveiros quentes e ótima localização, é só atravessar a rua que você já está na praia! O Daniel e o Davi, que tomam conta do espaço são muito gente boa e atendem a todos com muita atenção. Vale ainda ressaltar que os meninos não cobram nada de cicloviajantes e caminhantes que estiverem de passagem pela região e quiserem um bom lugar para montar sua barraca e um bom banho!

Ficamos por lá duas noites e conhecemos as Praias da Sununga, do Lázaro e Domingas Dias.

 Praia da Sununga e Gruta que Chora

A Praia da Sununga é linda cercada por rochas e areia grossa. É uma praia de tombo com muitas ondas e conhecida internacionalmente como um dos melhores picos do mundo para a prática do Skimboard. Outra atração da praia é a Gruta que chora uma caverna em que a água escorre incessantemente por suas paredes. “A lenda diz que este choro são lágrimas das virgens que foram sacrificadas para acalmar uma enorme serpente que vivia na gruta. Mas um dia a gruta foi benzida por um padre, que expulsou a serpente para o mar. Desde então o mar gera espetáculos com suas violentas e revoltas ondas” (loucosporpraia.com.br).

 

Praia do Lázaro

Praia de águas calmas e cristalinas, com areia fina e firme. Muito procurada por famílias e com diversas opções de pousadas, hotéis e restaurantes. Faz divisa com as Praias da Sununga e Domingas Dias.

 

Praia Domingas Dias

Praia muito bonita, com areias macias e águas calmas e cristalinas. A praia tem cerca de 400m e é muito procurada por famílias.

Levantamos acampamento e pegamos a BR 101, rumo ao Camping das Acerolas em Búzios RJ. Após 7h30 de viagem e passarmos por lugares muito bonitos como Angra dos Reis (sem parar!) chegamos ao camping. Fomos recebidos pelo David que é o proprietário e foi logo nos mostrando o local. Antes que montássemos nosso acampamento o David insistiu para que ficássemos em uma das “Barraca/Chalé”, e lá fomos nós experimentar essa nova maneira de acampar! Os quartos tem cerca de 2,15 x 2,15m e contam com armário, vaso sanitário e chuveiro. O chão é todo revestido de EVA prontinho para que você monte seu colchão inflável ou saco de dormir. Experiência muito bacana, ideal para quem quer acampar mas não abre mão da privacidade de um banheiro particular!

Acampamos por quatro noites em Búzios e aproveitamos para conhecer o centro, algumas praias de Búzios e também as praias de Cabo Frio e Arraial do Cabo. No nosso último dia no Camping das Acerolas, conhecemos o Daniel e a Pâmela, casal muito gente fina que mora em Osasco SP e já rodaram muito por aí acampando! Trocamos muitas dicas de lugares para conhecer nas próximas viagens!

BÚZIOS

Búzios é uma cidade muito bonita e com lindas praias de águas cristalinas que recebe turistas, principalmente estrangeiros, o ano todo. O passeio pela Orla Bardot e pela Rua das Pedras é obrigatório. A Orla é cheia de bares e restaurantes.

 

Praia José Gonçalves

Fica a cerca de 1,5km do camping. A praia é pequena (100m), selvagem e fica dentro de uma área preservada – a Reserva Ecológica das Emerências. O nome da praia veio de um traficante de escravos, que utilizava a área para o tráfico de negros. Logo na entrada da Praia fica o Quiosque do Ranieri que serve diversos petiscos e bebida gelada. Nós provamos o prato principal que é a Casquinha de Marisco e ficamos apaixonados! Todos os dias íamos a esta praia no final da tarde e acabamos conhecendo a Nara e o Mauro que nos contaram que eram proprietários do Primitivo Búzios, uma cantina Italiana muito charmosa e aconchegante que fica na Rua das Pedras em Búzios e foi lá que fizemos nossa Ceia de Natal

 

Praia João Fernandes

A praia é uma das preferidas pelos turistas estrangeiros, principalmente os argentinos. É contornada por hotéis, restaurantes e condomínios de luxo. Ideal para pratica de mergulho, passeios de caiaque e StandUp, é destino certo de todos os passeios de escuna.

 

Praia João Fernandinho

Praia pequenina – 100 metros de extensão – seu acesso é feito pelas pedras no canto direito da João Fernandes ou pela trilha de degraus que desce o morro. Águas claras e costões cobertos pela vegetação nativa. Ideal para prática de mergulho e pesca submarina.

 

Praia dos Ossos

A Praia dos Ossos é cheia de barquinhos de pesca e também ponto de partida dos acqua-taxis que levam turistas de uma praia a outra.

 

Praia Azeda e Azedinha

O acesso a Praia Azeda é feita pelo canto da Praia dos Ossos. A praia tem águas claras e cristalinas e no canto tenho um caminho curto ao lado das pedras que leva até a Azedinha que tem cerca de 40 metros de extensão. Incluídas entre as praias mais bonitas do Brasil – contornadas por paredões rochosos e vegetação abundante -, Azeda e Azedinha tornaram-se Áreas de Proteção Ambiental.

 

Praia da Armação

A praia contorna toda a Rua das Pedras e Orla Bardot e, na maioria dos trechos, não tem areia. É lá que fica o píer, de onde saem os barcos para passeios por praias e ilhas da região. Os bancos e decks à beira-mar são perfeitos para curtir o pôr do sol

 

Praia da Tartaruga

Praia de águas tranquilas e límpidas, pequena e aconchegante.

 

Praia da Ferradura

Pela manhã o mar é tão calmo que até parece uma piscina! Praia muito procurado pelos amantes dos esportes náuticos. No canto direito ficam as mansões a beira mar e no canto esquerdo as barracas que servem petiscos e bebidas além também dos pedalinhos e stand-up para locação.

 

Praia Geribá

Uma das praias mais procuradas pela moçada. Praia com larga faixa de areia e bastante procurada para prática de surf, windsurf e futevôlei. No canto esquerdo tem uma trilha que leva até a praia da ferradurinha.

 

Praia de Tucuns

Praia extensa, pouco movimentada e com poucos quiosques. A praia é ponto de aterrissagem dos praticantes de vôo livre.

 

CABO FRIO

Praia do Forte

A maior praia que visitamos, são 7,5Km de extensão. Com certeza a mais visitada por turistas. Em seu extremo esquerdo fica o Forte São Mateus, construção do século XVII.

 

Praia do Peiró e Praia das Conchas

A praia do Peiró tem 7Km de extensão e é separada da Praia das Conhas por um canal. As duas tem muitos quiosques vendendo todo tipo de porções e bebidas.

 

Praia do Foguete

A Praia do Foguete fica a cerca de 7km do centro de Cabo Frio, é uma praia muito grande, com cerca de 7Km de extensão, possui ondas fortes e fica em uma região que venta muito. É com certeza a praia menos badalada da cidade e por não possuir quiosques é também a mais tranquila durante as temporadas.

 

ARRAIAL DO CABO

Praia dos Anjos

É conhecida por ser o principal ponto de saída dos barcos que levam os turistas para conhecerem as praias de Arraial, porém nos dias que ficamos na região os passeios estavam proibidos devido ao vento estar muito forte.

 

Prainha

A Praia fica bem na entrada da cidade para quem vem de Cabo Frio. Está passando por uma reforma e estava cheia de tapumes. Nem paramos para aproveitar.

 

Praia do Forno

Entre as 10 praias mais bonitas que visitamos com certeza! O acesso é feito apenas pela trilha que sai no pé do morro ao lado esquerdo da Praia dos Anjos ou por barco. A trilha é bastante íngreme, mas a vista e a praia fazem valer demais a pena.

 

Depois de quatro dias começamos nossa viagem de volta e novamente paramos em Ubatuba/SP onde acampamos por dois dias no Camping Prumirim. Fomos recebidos pelo Júlio que nos apresentou o espaço. O Camping além de ótima localização fica em meio a mata e tem muito boa estrutura com fácil acesso à praia, restaurante que vende gelo, serve lanches e café da manhã, chuveiros quentes, muitos pontos de energia e várias tendas de circo espalhadas para os campistas montarem suas barracas no coberto. Para quem preferir tem também chalés para locação.

Durante nossa estadia, aproveitamos para visitar mais 03 praias e 01 cachoeira.

Cachoeira do Prumirim

Praia do Prumirim

O acesso a praia é feito por um condomínio. A Praia do Prumirim é muito bonita, tem ondas fortes e areia fofa. Logo a sua frente fica a ilha de mesmo nome, a qual é possível visitar através de passeios de barcos que são organizados ali mesmo na praia.

Praia das Toninhas

A Praia das Toninhas é uma praia muito popular com muitos quiosques e frequentada por famílias. A água é bem morna e quase sem ondas. Fomos até a praia encontrar nossos amigos de Araraquara ( Thiaguinho,  Claudia e a pequena Alice que estavam junto da Mariana e da Cidinha passando alguns dias por lá).

 

Praia da Almada 

A praia da Almada é com certeza uma das mais belas da região. O acesso a praia é feita por uma estrada de terra que leva do outro lado do morro. No meio do caminho fica o Mirante da Almada de onde é possível avistar as Praias de Ubatumirim e do Estaleiro que são cortadas pelo rio.

Após dois dias em Ubatuba seguimos viagem para Praia de Toque Toque Grande em São Sebastião SP. Mas desta vez não ficamos acampados, fomos convidados pelo Marcão e a Tilena para passar o Réveillon junto à eles. Lá estavam também a Fernanda e o Barraca junto com nossa afilhada Helena, o Marquinhos com a Mary e os pequenos Gustavinho e Rafael. A Raquel reencontrou alguns amigos que conhecia desde sua infância, foi muito legal! Toque Toque é o nosso lugar preferido em São Sebastião e sempre que podemos ficamos por lá. Passamos cinco deliciosos dias sem sair de Toque Toque Grande, apenas curtindo junto de ótimas companhias. Nossa noite de Réveillon foi demais, passamos junto da família dos nossos amigos Paulinho e Mari.

Toque Toque Grande

Assim foram nossas Férias, acampando e conhecendo lugares e pessoas incríveis.

Foram 2450Km rodados, 03 campings e 25 praias visitadas!

 

Até a próxima!

 

Vem com a gente Por aí de Barraca!

Share This