Em nossas acampadas frequentemente encontramos famílias inteiras passando finais de semana e férias acampando por aí. Temos também o projeto Por aí de Barraca e Você na Vila Coleman no qual convidamos famílias para acampar, e é incrível ver a alegria da criançada se divertindo em contato com a natureza. Se para nós adultos já é legal, imagina as aventuras e histórias que passam na cabeça dos pequenos.
Com a correria do dia a dia não temos tempo para o contato com a natureza, respirar ar puro e parar um tempo apenas para apreciar. Então faça isso com seu filho será bom pra ele e melhor para você. Audição, visão, tato, olfato e paladar podem se beneficiar de brincadeiras ao ar livre.
Mesmo não tendo filhos, batemos um papo com nossos amigos campistas que os tem, e listamos alguns itens importantes para você acampar com seu filho:

  • Pesquise bem antes de comprar qualquer barraca, a escolha da barraca é fundamental para uma acampada segura, sem perrengues, nesse LINK ajudamos com algumas dicas para escolher uma barraca legal;
  • Pesquise sobre os campings e escolha o que melhor atender suas expectativas com relação a estrutura e atividades para crianças (uma cozinha, rede wireless, banheiros com água quente, energia elétrica são bons exemplos);
  • Leve sempre um kit primeiros socorros, remédios para febre, machucados, picadas e pele queimada de sol;
  • Leve lanterna, caso precise sair no meio da noite para utilizar o banheiro ou procurar algo na barraca;
  • Não esqueça o papel higiênico e itens de higiene pessoal;
  • Deixe sempre dentro da barraca, uma garrafinha de água caso a criança queira durante a noite;
  • Não deixe o tênis ou sapato da criança para fora da barraca a noite, no dia seguinte pode estar molhado ou ter um inseto dentro.

Brincar na grama, se lambuzar e ter contato com a terra também são formas de colocar a criança em contato com anticorpos que vão contribuir para fortalecer o sistema imunológico dela. Durante a acampada podemos vivenciar momentos de cooperação e respeito que com certeza ajudaram na formação da criança ensinando-a, a respeitar e valorizar as pequenas coisas.
Em um estudo realizado pelo Instituto de Educação da Universidade de Plymouth, UK, mostrou que quatro em cada cinco pais disseram que os acampamentos tinham um efeito positivo sobre a educação dos filhos. 98% disseram que os filhos se conectavam à natureza; 95% que os filhos ficavam mais felizes e 93% que o camping ajudava no desenvolvimento de novas habilidades.
Acampe com seu filho, seu sobrinho, seu amigo com certeza será uma experiência incrível.
Vem com a gente Por aí de Barraca!

 

 

 

Share This