No último final de semana fomos matar nossa saudade de São Thomé das Letras e do Camping do Noel!
O Camping fica no Bairro do Canta Galo a 3 km da cidade e logo na chegada já encontramos a Rosângela que é a proprietária e logo nos fez sentir em casa. Demos uma volta no camping pra fazer o reconhecimento… A cozinha comunitária fica ao lado do restaurante e tem fogão, churrasqueira e geladeira. Os banheiros da área de camping foram reformados e ficaram muito legais, a área de camping é toda gramada, tem quiosques de apoio, algumas churrasqueiras, mesas e bancos de pedra. O camping tem uma área com pontos de energia e outra sem essa opção, nós optamos por ficar em um quiosque sem energia.
para quem não está afim de acampar, tem também locação de chalés.

Montamos acampamento, juntamos lenha pra fogueira e acendemos a churrasqueira para preparar nosso almoço.
Depois do churrasquinho ficamos um pouco curtindo a fogueira, preparamos um misto quente no pão sírio e cama!

Acordamos cedo fomos tomar o café da manhã servido no camping. O café da manhã é muito completo com frutas, bolos fresquinhos, pães, frios, queijo branco, pão de queijo, café, leite e suco, tudo uma delícia!

Depois do café fomos ao encontro do Pedro que é guia na cidade e organiza passeios com seu jeep. Fizemos um trajeto conhecido como Caminho do Peregrino e durante o passeio o Pedro foi nos contando um pouco das histórias de São Thomé da Letras e seus atrativos. Começamos o passeio por volta das 9h30 passando pela Pedra da Bruxa e seguimos passando pelas enormes montanhas de rejeitos de quartzito que são gerados pela extração da pedra, visitamos 5 lindas cachoeiras e voltamos para a cidade por volta das 14h30.

Cachoeira Antares

Cachoeira Paraíso

Cachoeira Véu de Noiva

Cachoeira do Flávio

Cachoeira Eubiose

Depois do passeio fomos conhecer a Cervejaria Quântica que fica bem ao lado do Camping do Noel e além da cerveja artesanal produzida por lá serve também bolinhos de cevada, hambúrguer de cevada e outras delícias. Conversamos um tempão com o Vinícius que nos contou que a cerveja é produzida desde 2016 quando o Tiago mudou-se do Rio de Janeiro para São Thomé. Provamos as cervejas e os bolinhos de cevada e adoramos!

Voltamos para o camping já era noite e depois de um banho quentinho fomos a cozinha comunitária preparar nosso jantar, claro que sempre acompanhados pelo nosso fiel escudeiro desta viagem Ramones.
(Modéstia a parte, nossos hambúrgueres ficaram deliciosos!!!)

No dia seguinte tomamos café da manhã e depois de um bom bate papo com a Rosângela saímos para visitar a Cachoeira da Lua, a Gruta do Labirinto, o poço verde, a Cachoeira São Thomé e o Vale das Borboletas e a famosa Ladeira do Amendoim.

Cachoeira da Lua

Gruta do Labirinto

Poço Verde

Cachoeira São Thomé

Vale das Borboletas

Ladeira do Amendoim

 

Finalizamos a tarde visitando o cruzeiro e assistindo o pôr do sol na famosa Pirâmide.

Ao anoitecer fomos conhecer o Alcázar Restaurant e Lounge. Sua arquitetura em forma de castelo de pedras chama muita atenção de todos que passam pela rua principal da cidade e com nós não foi diferente. Entramos para conhecer e tomar um drink. O lugar é incrível e pudemos curtir um pouco da apresentação de Jazz Standard do músico José Luis Zambianchi.

Para fechar nossa viagem, demos um passeio pelo centrinho e fomos até o Ser Criativo – Pizza e Arte na Pedra provar a mais tradicional Pizza na Pedra da cidade. Logo na chegada fomos recepcionados pelo Kovu, um enorme e simpático cachorro da raça Chow Chow que mais parece um leão e fica deitado na porta recepcionando os clientes.
O local é muito agradável e funciona a mais de 30 anos servindo a melhor pizza de São Thomé da Letras, cervejas especiais e vinhos de primeira. No horário do almoço o Ser Criativo também funciona servindo deliciosos pratos.
Nós provamos uma pizza 1/2 brócolis e 1/2 frango com catupiry acompanhada de uma cerveja especial bem gelada. A pizza é muito saborosa e o atendimento é nota 1000!

Toda vez que vamos a São Thomé das Letras voltamos para casa com as energias renovadas e já começamos a pensar em quando iremos para lá novamente!

Vem com a gente Por aí de Barraca! Siga nossa página no facebook e no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube para acompanhar nossas aventuras em vídeo!

CONTATOS
Camping do Noel – facebook
Pedro Gabriel Guia – facebook
Cervejaria Quântica – facebook
Alcázar Restaurant Lounge – facebook
Ser Criativo Pizza e Arte na Pedra –  facebook

Share This